Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Sabe quantas vezes pode usar o pijama, calças e outras roupas sem lavar?

Afinal, o que dizem os cientistas? Aqui tem a resposta.

Sabe quantas vezes pode usar o pijama, calças e outras roupas sem lavar?
Notícias ao Minuto

08:08 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Admita. Volta e meia, dá por si a questionar-se: ainda posso voltar a usar aquela peça ou tenho de lavá-la? Foi o que aconteceu com uma utilizadora da rede social TikTok, que iniciou um debate online. 

Allison Delperdang publicou um vídeo, no início do ano, a afirmar que usa o mesmo pijama várias vezes. "Quando era mais nova, os meus pais obrigavam-nos a usar pijamas várias noites seguidas, porque não estavam sujos. Ainda o faço em adulta", admitiu. "Como adultos, ainda o devemos fazer ou estou a vestir roupa suja todas as noites?", perguntou. 

Leia Também: Do algodão ao linho, é 'assim' que deve engomar cada tecido

Segundo especialistas, a resposta  é variável. Não existe uma regra que determine quantas vezes pode repetir a mesma roupa. Depende do nível de suor e do estilo de vida. "As pessoas tendem a lavar demais [a roupa] e a lavarem-se em excesso, porque, sobretudo nos Estados Unidos América, temos o luxo de poder fazer todas essas coisas quando quisermos", afirma Anthony Rossi, dermatologista assistente no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, e membro da Academia Americana de Dermatologia, em declarações à CNN interncional. 

O que deve considerar: cheira mal? Está sujo? Tenho um problema de pele? Sabe-se, no entanto, lavar as roupas muito raramente pode provocar problemas de pele ou infeções, enquanto que lavá-las com demasiada frequência pode mesmo danificá-las. 

Ainda assim, Manal Mohammed, professor  sénior de microbiologia médica na Universidade de Westminster, em Londres, alerta que roupa interior, meias, collants, leggings e roupas de desporto devem ir ao para o cesto da roupa suja e ser lavados após cada utilização. O mesmo vale para peças com manchas, suor, odor ou sujidade visível.

Leia Também: Seis truques para lavar roupa de forma eficiente

A frequência da lavagem de pijamas, casacos e calças de ganga baseia-se nos mesmos princípios para roupa interior ou de desporto. Quantas às calças e camisas, "é uma questão de conforto e do quanto transpira ao longo do dia", explica Anthony Rossi, lembrando que há pessoas que usam camisolas interiores e, como tal, "a camisa de cima não precisa de ser lavada".

Se não usa roupa interior, a conversa é outra. Deve lavar as calças antes de voltar a usá-las, pois a peça esteve em contacto com a pele dos genitais.

Quanto ao pijama, se toma banho antes de dormir, usa roupa interior e transpira pouco ou nada, pode usá-lo durante uma semana. Se este não for o seu caso, deve lavá-lo sempre. 

Casacos não precisam de ser lavados mais do que uma vez por mês, a menos que use o mesmo diariamente. O mesmo aplica-se aos jeans. "Se não estiverem transpirados, sujos ou manchados, não têm de ser lavados com frequência", diz Anthony Rossi.

Leia Também: Amor, amor... roupas à parte. Como organizar roupeiro a dois (com espaço)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório