Criar testes cognitivos obrigatórios em idosos pode reduzir acidentes
Leia as conclusões de um estudo feito no Japão.

© Shutterstock

Lifestyle Idosos
Segundo um estudo, criar testes cognitivos obrigatórios para idosos consegue reduzir, em 14%, a taxa de colisões e acidentes rodoviários. Investigadores, citados no jornal DailyMail, explicam que a memória e a perceção de tempo dos idosos deve ser testada.
Para esta investigação, foi analisado o impacto de uma regra para aposentados, imposta em 2017, no Japão, exigindo que todas as pessoas com mais de 75 anos fizessem um teste cognitivo a cada cinco anos para manter sua carta de condução, explicam os cientistas.
Leia Também: Idosos que fazem este tipo de exercício têm menor declínio cognitivo
No total, foram analisadas mais de 600 mil ocorrências de colisões, entre motoristas com mais de 70 anos. Mais especificamente, os investigadores analisaram relatórios de 2012 a 2017 - antes da entrada da nova restrição - e até dezembro de 2019 – cobrindo os dois anos seguintes.
Assim, concluíram que foram registadas menos 3.670 colisões, entre idosos, no período após a realização dos testes. Calculando a taxa, os investigadores afirmam que os acidentes foram reduzidos em 14%, explica o jornal.
Leia Também: Fisioterapia pode trazer benefícios a doentes Covid idosos, diz estudo
Comentários
Regras de conduta dos comentários