Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Gastroenterite. O que deve comer, beber e evitar

Alguns vão ajudar a atenuar os sintomas.

Gastroenterite. O que deve comer, beber e evitar
Notícias ao Minuto

18:34 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Gastroenterite é uma infeção no intestino, muito comum, incómoda e causa diferentes sintomas, incluindo dores de barriga, diarreia, náuseas e vómitos. Ao longo dos anos, os conselhos sobre o que ingerir foi mudando e, agora, médicos e dietistas como Reema Patel, que foi entrevistado pelo 'website' Patient, dizem que o principal é deixar-se guiar pelo apetite. 

Mesmo assim, é necessário ter cuidado com alguns alimentos e a especialista fez uma lista com o que deve comer, beber, mas também evitar. 

Leia Também: Há esperança para o seu intestino. Três mudanças simples que pode fazer

Garantir que não fica desidratado é essencial. Ao vomitar e fazer diarreia está a perder muitos líquidos. Por isso, água normal, água de coco, caldo, infusões, e outros líquidos semelhantes, são os primeiros a serem mencionados. 

"Além de ser uma ferramenta para a reidratação, a hortelã-pimenta também pode ajudar a reduzir as náuseas", diz e acrescenta que, se não gostar deste chá, pode usar óleo essencial, com este ingrediente, ao fazer exercícios de respiração. 

Quando se fala em comida, nestes momentos, o melhor é apostar em alimentos que leves e fáceis de digerir. Se fizer a escolha errada é provável que o intestino fique ainda mais irritado. Entre os seus exemplos, a dietista inclui bolachas, cereais secos, batatas simples, bananas, torrada simples e pretzels. É importante consumir tudo em pequenas quantidades e em intervalos frequentes. Se ficar enjoado não insista. 

Tal como a hortelã-pimenta o gengibre também é um aliado contra as náuseas e os vómitos. Pode colocar "um pouco de gengibre em água quente para fazer um reconfortante chá. Como alternativa, tome uma sopa que contenha gengibre fresco ralado", recomenda. 

De acordo com a especialista, alimentos muito temperados, condimentados e gordurosos estão fora do menu, já que dificultam a digestão. Já a "cafeína pode afetar a qualidade do sono e possivelmente também interferir na digestão e aumentar o risco de diarreia". 

Leia Também: Coma estes alimentos ricos em fibra, o seu intestino agradece

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório