Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Bimis. O que tem de saber sobre o irmão mais novo dos brócolos

Este é um alimento que não deve faltar em casa, quer seja pelo valor nutricional quer pela sua versatilidade. Além do aspeto parecido com o dos brócolos, os bimis têm inúmeros benefícios para a saúde. Descubra-os neste artigo, assinado pela nutricionista Lia Faria. Acredite: vai mudar a forma como olha para este hortícola.

Bimis. O que tem de saber sobre o irmão mais novo dos brócolos
Notícias ao Minuto

08:45 - 31/01/23 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Médico explica

Os bimis surgiram no Japão, através do cruzamento entre os brócolos e a couve kailan. Estes hortícolas são também conhecidos como brocolinis ou brócolos baby, devido à sua dimensão mais reduzida.

A nível energético, são bastante semelhantes aos brócolos com 35 calorias (kcal) por 100 gramas (g), enquanto a nível nutricional destacam-se por possuírem um maior teor em fibra com 3,7 g por 100 g, em comparação às 2,6 g dos brócolos.

Leia Também: Pinhão, o fruto seco repleto de benefícios que vai ter à mesa no Natal

Quando falamos de vitaminas e minerais, os bimis vencem no que toca à vitamina A, vitamina C e fósforo, sendo de destacar que 100 g de bimis apresentam o dobro da vitamina A de 100 g de brócolos. Por outro lado, os brócolos apresentam um maior teor de magnésio, ferro e ácido fólico.

Notícias ao Minuto © Lia Faria

No que toca à sua confeção, é importante evitar a exposição a altas temperaturas durante longos períodos de tempo, uma vez que isso pode levar a uma maior perda de vitaminas e minerais. Cozinhá-los a vapor, salteá-los com um fio de azeite ou servir numa salada em cru podem ser ótimas formas de consumir este tipo de hortícolas sem pôr em causa o seu valor nutricional. Ovos mexidos com bimis salteados, salmão no forno com bimis a vapor ou peito de frango grelhado com salada de bimis são só alguns exemplos das formas deliciosas como estes hortícolas podem ser consumidos.

Tendo em conta a sua forma e dimensão, assim com o seu valor nutricional, os bimis são uma ótima forma de acrescentar cor, sabor, riqueza nutricional e diversão a qualquer prato.

Leia Também: E se lhe dissessem que sopa nem sempre é assim tão leve e saudável?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório