Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pessoas com estes traços de personalidade são mais felizes, diz estudo

Foram analisados, no total, informações relativas a 60 mil pessoas de 159 países.

Pessoas com estes traços de personalidade são mais felizes, diz estudo
Notícias ao Minuto

19:03 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Sim, leu bem, segundo um estudo, feito na Polónia, alguns traços de personalidade têm um impacto direto na saúde. Investigadores chegaram a esta conclusão, analisando as ligações entre mais de duas dezenas de pontos fortes de caráter e cinco pilares da saúde, incluindo dieta saudável, exercício/atividade, sono, socialização e auto cuidado.

Assim, analisaram, no total, informações relativas a 60 mil pessoas de 159 países, explicam os investigadores no estudo, publicado na revista científica ScienceDirect

Leia Também: Baixa literacia ligada a pior saúde mental em todo o mundo

Com tudo isto, os autores descobriram que "curiosidade, perdão, gratidão, honestidade, esperança, amor, perseverança, prudência, autorregulação e entusiasmo", explicam os investigadores, citados pelo jornal britânico Metro, "foram associados favoravelmente a resultados mais saudáveis, como uma qualidade de vida melhor e mais realizada". 

Já o sentido de humor foi associado a uma diminuição de sentimentos de tristeza e depressão, no entanto, segundo os investigadores, também aumenta a "probabilidade de descanso ou sono insuficiente". 

Entre todos os traços analisados, o entusiasmo surgiu com mais frequência, ao observar resultados positivos na saúde. Aliás, os investigadores dizem que entusiasmo se refere a "vitalidade, vigor e estar energizado e ansioso para se envolver no trabalho e na vida". 

Também foi associado a um risco menor de depressão, condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento e vida ativa, já o vigor (uma qualidade do entusiasmo) foi associado a uma diminuição do risco de mortalidade e desenvolvimento de diabetes. Esperança foi outro traço relacionado com o bem-estar. 

Coragem, criatividade, justiça, bom senso, bondade, liderança, inteligência social e espiritualidade, obtiveram resultados de saúde mais desfavoráveis.

Alguns, como a bondade, surpreendem, mas os investigadores dizem que o seu uso excessivo pode fazer com que as pessoas se sentam esgotados e cansados ​​da compaixão.

Leia Também: Os hábitos diários que o vão deixar mais produtivo no trabalho

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório