Pessoas com estes traços de personalidade são mais felizes, diz estudo
Foram analisados, no total, informações relativas a 60 mil pessoas de 159 países.

© Shutterstock

Lifestyle Saúde mental
Sim, leu bem, segundo um estudo, feito na Polónia, alguns traços de personalidade têm um impacto direto na saúde. Investigadores chegaram a esta conclusão, analisando as ligações entre mais de duas dezenas de pontos fortes de caráter e cinco pilares da saúde, incluindo dieta saudável, exercício/atividade, sono, socialização e auto cuidado.
Assim, analisaram, no total, informações relativas a 60 mil pessoas de 159 países, explicam os investigadores no estudo, publicado na revista científica ScienceDirect.
Leia Também: Baixa literacia ligada a pior saúde mental em todo o mundo
Com tudo isto, os autores descobriram que "curiosidade, perdão, gratidão, honestidade, esperança, amor, perseverança, prudência, autorregulação e entusiasmo", explicam os investigadores, citados pelo jornal britânico Metro, "foram associados favoravelmente a resultados mais saudáveis, como uma qualidade de vida melhor e mais realizada".
Já o sentido de humor foi associado a uma diminuição de sentimentos de tristeza e depressão, no entanto, segundo os investigadores, também aumenta a "probabilidade de descanso ou sono insuficiente".
Entre todos os traços analisados, o entusiasmo surgiu com mais frequência, ao observar resultados positivos na saúde. Aliás, os investigadores dizem que entusiasmo se refere a "vitalidade, vigor e estar energizado e ansioso para se envolver no trabalho e na vida".
Também foi associado a um risco menor de depressão, condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento e vida ativa, já o vigor (uma qualidade do entusiasmo) foi associado a uma diminuição do risco de mortalidade e desenvolvimento de diabetes. Esperança foi outro traço relacionado com o bem-estar.
Coragem, criatividade, justiça, bom senso, bondade, liderança, inteligência social e espiritualidade, obtiveram resultados de saúde mais desfavoráveis.
Alguns, como a bondade, surpreendem, mas os investigadores dizem que o seu uso excessivo pode fazer com que as pessoas se sentam esgotados e cansados da compaixão.
Leia Também: Os hábitos diários que o vão deixar mais produtivo no trabalho
Comentários
Regras de conduta dos comentários