Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Uma simples bebida pode ser muito prejudicial para estas pessoas. É fã?

A nutricionista Sarah Coe explica porquê.

Uma simples bebida pode ser muito prejudicial para estas pessoas. É fã?
Notícias ao Minuto

14:11 - 19/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Sumos de fruta não são opções que deva beber todos os dias e menos ainda se for diabético. Estas bebidas podem conter níveis muito elevados de açúcar, pelo que o seu consumo "deve ser limitado", recomenda a nutricionista Sarah Coe.

Em entrevista ao Daily Express, explica que a ingestão destas bebidas pode resultar num "consumo excessivo de calorias, bem como de açúcares". Ou seja, "os níveis de glicose no sangue podem subir rapidamente", o que pode ser particularmente preocupante em pessoas com diabetes, uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia.

Leia Também: Alimentos que são uma 'bomba' contra o colesterol perigosamente elevado

Em Portugal, estima-se que afete cerca de um milhão de pessoas. Segundo José Silva Nunes, especialista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, "ainda há cerca de 40% da população portuguesa que apresenta diabetes sem ter a doença diagnosticada". 

Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo. Ao Lifestyle ao Minuto, José Silva Nunes disse, em entrevista, que "em situações agudas, a descompensação da doença pode levar a risco de morte, se não for corretamente diagnosticada e tratada". "A longo prazo, a diabetes está associada ao risco de desenvolver doença cardiovascular e afeção dos pequenos vasos da retina, do rim e dos nervos. Esta é a razão pela qual a diabetes pode induzir problemas oftalmológicos (com eventual diminuição/perda da visão), nefrológicos (com perda da função renal e evolução para a necessidade de hemodiálise) ou neurológicos (com compromisso da sensibilidade à dor)", explicou.

Leia Também: Sofre de colesterol e não sabe? Sinais de alerta que muitos ignoram

A nutricionista Sarah Coe conclui que, embora "sumos de fruta sem adição de açúcar possam fornecer nutrientes como vitaminas e minerais", as pessoas deveriam limitar a sua ingestão a um "pequeno copo" por dia. 

"Se sofre de diabetes tipo 2, pode incluir sumos de fruta numa dieta saudável e equilibrada. (...) Mas opte por sumo de fruta puro, sem açúcar, e beba um pequeno copo por dia de 150 mililitros." 

Leia Também: Quase todos cometemos este erro com os ovos. Confere?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório