Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Cante alentejano e gastronomia 'à mesa' em Aljustrel

Mais de 70 cafés, casas de pasto e restaurantes do concelho de Aljustrel, no distrito de Beja, recebem, a partir de sexta-feira, a iniciativa 'Cante à Mesa', que concilia cante alentejano com gastronomia tradicional.

Cante alentejano e gastronomia 'à mesa' em Aljustrel
Notícias ao Minuto

12:30 - 19/01/23 por Lusa

Lifestyle Restaurantes

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Aljustrel e vai realizar-se ao longo dos próximos três fins de semana, com o 'pontapé de saída' a acontecer já neste sábado e domingo, em todas as freguesias do concelho alentejano.

"O principal objetivo é o de fazer a divulgação informal do cante alentejano junto da população e de visitantes ocasionais" e dinamizar, "ao mesmo tempo, os estabelecimentos de restauração nas diversas localidades do concelho", explicou à agência Lusa o presidente do município, Carlos Teles.

Leia Também: Fogo. A sala (e a carne) que faltava à Lota da Esquina

O evento pretende ainda "contribuir para desenvolver a economia local", afiançou o presidente da autarquia, sustentando que a cultura "é hoje um importante fator de atratividade e de desenvolvimento económico dos territórios".

"Esta realidade é ainda mais evidente quando se trata de uma cultura tão distinta e rica com é a nossa, que está intimamente associada, obviamente, à gastronomia e ao cante alentejano", acrescentou.

A edição de 2023 do 'Cante à Mesa' conta com a participação de mais de 70 cafés, casas de pasto e restaurantes de Aljustrel e das freguesias rurais do concelho.

Pelos estabelecimentos aderentes vão passar um total de 20 grupos de cante alentejano, seja em 'rotas' de café em café, seja atuando nos restaurantes e casas de pasto durante os horários de refeição.

Durante estes dias, os espaços comerciais aderentes ao evento irão servir pratos tradicionais como grão com pombo bravo, borrego assado no forno, cozido de grão, ensopado de borrego, sopas de tomate com safio ou frango de cabidela, indicou a câmara.

Leia Também: O chef que vai tomar conta de restaurantes (e não só) em todo o país

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório