Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Copos vs cuecas menstruais. Que fatores considerar e qual o mais eficaz?

A Intimina responde.

Copos vs cuecas menstruais. Que fatores considerar e qual o mais eficaz?
Notícias ao Minuto

11:31 - 07/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Menstruação

O copo é um produto de higiene menstrual saudável, amigo do ambiente e económico. Estas características destacam-se quando se compara com pensos e tampões. Mas, de que forma o copo menstrual se mantém como uma opção melhor e quais as vantagens sobre as cuecas menstruais?

"Alergias, aumento da prevalência para desenvolvimento de infeções e até microerosões na área íntima. Estas são apenas algumas das alterações que algumas mulheres podem desenvolver após o uso contínuo de tampões e pensos higiénicos", aponta a Intimina em comunicado. A causa pode ser encontrada nos materiais de que são produzidos, como plástico, fibras sintéticas ou substâncias químicas utilizadas para branquear estes produtos.

Leia Também: Falámos com um ginecologista sobre o que nunca teve coragem de perguntar

As cuecas menstruais normalmente têm três camadas produzidas com tecidos especiais. Alguns destes tecidos podem ter substâncias perfluoroalquiladas, um grupo de substâncias químicas sintéticas que pode potenciar a redução da fertilidade, afetar a resistência às vacinas e aumentar a probabilidade de desenvolvimento de alguns tipos de cancro.

No caso dos copos menstruais, trata-se de um produto que "não apresenta uma ameaça para a saúde, desde que sejam fabricados com silicone de grau médico", um material "compatível com os tecidos corporais e inofensivo para o organismo dado que não liberta toxinas".

Os números dizem que uma mulher ao longo da sua vida fértil pode produzir cerca de 220 quilos de resíduos de produtos de higiene íntima de utilização única, que acabam em aterros ou na natureza. "Ainda que as cuecas menstruais ofereçam uma solução reutilizável, sabe-se que a produção têxtil é a segunda indústria mais poluente do mundo devido ao processo de produção e aos resíduos que gera, de acordo com a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento", diz. Além disso, continua, "o tecido sintético é feito essencialmente de plástico que, com as sucessivas lavagens, liberta micropartículas tóxicas que acabam nos oceanos, afetando toda a cadeira alimentar".

Leia Também: Dor ginecológica. Quando é que devemos procurar uma 2.ª opinião médica?

Os copos menstruais feitos de silicone de grau médico "não representam nenhuma destas ameaças ambientais porque não libertam toxinas ou quaisquer outras substâncias".

As cuecas menstruais têm, normalmente, uma duração de cerca de dois anos, embora isto dependa do material e da sua conservação. Quanto à sua duração diária, dependerá da quantidade de fluxo e da sua capacidade de absorção.

Em termos de vida útil, quando falamos de copos menstruais, "esta é multiplicada por cinco uma vez que podem ser utilizados até 10 anos, embora este número possa variar dependendo do modelo e da forma como são tratados". "Durante os dias do período, pode-se usar até oito horas e não precisa de ser substituído, basta esvaziá-lo e lavá-lo e está pronto a ser novamente utilizado", esclarece a Intimina.

Leia Também: Três posturas de yoga que ajudam a aliviar as cólicas mentruais

"O preço médio das cuecas menstruais situa-se entre os 25 e os 35 euros e são necessárias, em média, três a cinco cuecas por período menstrual. Além do facto de que a vida útil é de 24 meses, portanto, o custo deste produto é mais elevado. Calculando o investimento num copo menstrual, embora o preço médio possa chegar aos 45 euros, é necessário apenas um copo para todo o ciclo menstrual e tem uma duração de cerca de 10 anos, ou seja, uma única compra cobre 120 períodos", acrescenta.

Como saber se um produto de higiene menstrual cumpre a 'checklist' de comodidade? Estes são alguns elementos que se devem ter em conta:

  • Liberdade. Com um copo menstrual é possível ir à praia e estar fora de casa o dia todo, sem necessitar de levar umas cuecas de reserva;
  • Humidade e discrição. Os métodos de absorção, como os forros das cuecas, podem deixar uma sensação de humidade. Com o copo menstrual, que recolhe o fluxo, não existe essa sensação. Quanto a fugas, se o copo encaixar corretamente, estas não existirão.
  • Por último, quando o fluxo menstrual entra em contacto com o ar, o odor fica mais intenso. Ainda que o material das cuecas seja respirável, nem sempre se evita isto. No caso dos copos menstruais, o silicone de grau médico e a própria forma e função do copo, evitam esse desconforto.

Leia Também: Menstruação e sexo higiénico? Saiba como

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório