Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Aprenda a guardar os restos da consoada como deve ser

Assim nada se vai estragar.

Aprenda a guardar os restos da consoada como deve ser
Notícias ao Minuto

19:31 - 26/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Evitar o desperdício de comida, especialmente na época festiva é difícil, mas não é impossível. Por exemplo, algumas coisas podem, e devem, ser usadas em receitas diferentes. Já aquilo que não tem uso imediato deve ser guardado com cuidado. 

Leia Também: Os croquetes que vão ajudá-lo a aproveitar as sobras no frigorifico

Felizmente, o Metro, jornal britânico, partilhou algumas dicas que o vão ajudar a armazenar tudo, sem estragar nada. Os conselhos concentram-se, em primeiro lugar, na ave mais popular da época: o peru. 

Pode ser congelado, mas apenas se tiver sido preparado fresco e, antes de guardar, tem de arrefecer completamente. É que, "ao congelar carnes cozinhadas, é vital que elas tenham arrefecido até aos 21°C dentro de duas horas após o cozimento para evitar o crescimento de bactérias". Separar o peru que sobrou em diferentes recipientes vai ajudar a que este processo seja mais rápido.

A seguir, só tem de pensar sobre o que planeia fazer com as sobras de peru, já que isso afeta a forma como as vai guardar. Por exemplo, estufados, caril e sopas serão mais fáceis de fazer se cortar o peru em cubos, antes de o congelar. Mas se quiser guardar a carne para outro assado, "corte-o em fatias e despeje um pouco de molho, por cima, antes de fechar o recipiente".

Leia Também: Fez comida a mais? Saiba durante quanto tempo deve guardar as sobras

Também é necessário esperar que os vegetais arrefeçam antes de os guardar. Quando estiverem prontos é só dividir tudo em saquinhos ou recipientes.

Congelar os vegetais até pode significar que vão perder o seu exterior crocante, especialmente se estivermos a falar de batatas assadas, mas faz com que sejam mais úteis para adicionar, no futuro, em purés ou até caril. 

Outro truque é usar os restos de vegetais para fazer um caldo rico e congelar, assim nos momentos em que precisar de usar caldo, numa receita, é só descongelar. 

Leia Também: Ainda não está a fazer dieta? Saiba o que fazer com o panetone que sobrou

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório