Pessoas com este tipo de linfoma apresentam sinais de demência mais cedo

É a conclusão de um estudo liderado por uma investigadora do Wilmot Cancer Institute, nos Estados Unidos, e apresentado esta semana.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/12/2022 12:57 ‧ 14/12/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Segundo um novo estudo, apresentado esta semana, os indivíduos diagnosticados com linfoma de Hodgkin, um tipo de cancro hematológico, envelhecem mais rápido, algo que tende a causar sinais muito precoces de demência.

Leia Também: Risco de cancro é maior para estas pessoas e diagnóstico chega mais cedo

Para chegar a esta conclusão, uma equipa de investigadores analisou 215 pessoas que foram diagnosticadas com este linfoma, durante a infância, e que, no momento do estudo, já tinham 30 anos ou mais.

Assim, concluíram que estas pessoas apresentam sinais de serem, em média, 7,7 anos mais velhos biologicamente do que seus pares, o que os coloca em risco de problemas cognitivos como demência, explicam os investigadores, em comunicado. 

Leia Também: Nova possível vacina contra cancro da pele mostra-se eficaz

Os investigadores acreditam que o declínio cognitivo, entre as pessoas com este linfoma, é causado pelo tratamento que é feito, aquando o diagnóstico, com altas doses de quimioterapia e radioterapia à base de antraciclina, e não pelo próprio cancro. 

Trata-se de uma investigação liderada por AnnaLynn Williams, investigadora do Wilmot Cancer Institute, nos Estados Unidos, e apresentada, esta semana, na reunião anual da Sociedade Americana de Hematologia (ASH).

A relação vai continuar a ser estudada, mas a equipa sugere que se tomem algumas medidas preventivas, nomeadamente, exames de saúde regulares e um estilo de vida saudável.

Leia Também: Gene pode travar cancro da mama, sugerem cientistas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas