Pipas é o nome como vulgarmente é conhecido o snack salgado de sementes de girassol. Agora é mais comum vê-las sem casca para juntar a granolas e outras receitas, mas nos supermercados e cafés também as encontra embaladas num estado mais natural e com um ligeiro toque a sal. É apenas o interior que é consumido e as cascas acabam por ser descartadas. Se as deitava fora, depois de ver este artigo já sabemos que o vai deixar de fazer.
Leia Também: Três dicas para tornar os bolos caseiros mais saudáveis
Segundo o portal El Español, são vários os usos que estas cascas podem ter. Consumir é algo fora de questão, uma vez que a sua composição pontiaguda pode causar problemas digestivos. Ainda assim, existem várias utilizações possíveis.
O portal refere que existem empresas que as usam para a produção de óleos e combustíveis de biomassa. Qualquer pessoa em casa também lhes pode dar um novo uso. É o caso de fertilizar as plantas. Basta colocá-las na terra ou vasos para ver resultados mais tarde.
Outra maneira de as reciclar passa por as usar no cabelo. Sim, verdade. Esmague as cascas, faça uma infusão, deixe arrefecer e depois aplique no cabelo quando for tomar banho. É outra das dicas do portal.
Para os humanos o consumo é de evitar, já para animais, como cabras e ovelhas, acaba por ser um bom produto uma vez que são ricas em fibra.
O consumo da semente de girassol - sem a casca - traz vários benefícios. Este é um produto rico em vitamina E e magnésio, por exemplo.
Leia Também: Esqueça os cabelos finos e quebradiços. Com estas dicas ficam mais fortes