Meteorologia

  • 31 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 4º MÁX 14º

Podologista explica como prevenir (e tratar) as frieiras nos pés

Frieiras são um problema comum, por isso, é essencial manter os cuidados com os pés e adotar medidas preventivas, especialmente durante as épocas mais frias. Para lhe explicar o que deve fazer, Fátima Carvalho, podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé - Dr.ª Fátima Carvalho, assina este artigo de opinião.

Podologista explica como prevenir (e tratar) as frieiras nos pés
Notícias ao Minuto

13:57 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

As frieiras consistem numa pequena lesão na pele causada pelo frio. No caso das pessoas mais sensíveis, os vasos sanguíneos podem contrair devido ao frio e impedir a circulação do sangue até às extremidades, fazendo com que a pele nessas zonas não aqueça. 

Esta patologia pode ter um grande impacto na saúde dos pés, sendo que os seus sintomas podem ser: pele fria e vermelha, bolhas, inchaço, prurido, dor e fissuras. 

Alguns fatores de risco associados às frieiras passam por viver num local frio e seco; ter os pés dentro de água por longos períodos, de forma recorrente; mudanças de temperatura acentuadas, e possuir doenças que interferem na resposta ao frio.

Leia Também: Frio nas mãos e pés pode ser sintoma de doença grave, alerta especialista

É fundamental adotar medidas preventivas e, para isso, deve hidratar a pele frequentemente; evitar ambientes húmidos e frios; não utilizar calçado apertado; beber bastante água; praticar atividade física; e adotar uma alimentação saudável.

Notícias ao Minuto Dr.ª Fátima Carvalho© Centro Clínico do Pé - Dr.ª Fátima Carvalho  

Quanto às opções de tratamento, a laserterapia e a ozonoterapia são duas terapias com alta taxa de sucesso nesta patologia. 

A laserterapia atua de três formas: hipertermia, bioestimulação e vasodilatação, apresentando diferentes efeitos como, por exemplo, analgésico, anti-inflamatório, mas também o favorecimento da atividade vascular. 

A ozonoterapia é uma terapêutica não farmacológica que age através da estimulação do organismo por um choque terapêutico, sendo que os seus benefícios passam por ativar a microcirculação, melhorar o metabolismo celular e estimular o crescimento de tecido de granulação, favorecendo o processo de cicatrização.

Mantenha os cuidados com os seus pés e adote medidas preventivas, especialmente durante as épocas mais frias. No caso de dúvidas ou suspeita de algum problema deve contactar um podologista.

*Texto assinado por Fátima Carvalho

Leia Também: Surgem pela calada e nem todos doem. Sintomas de colesterol elevado no pé

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório