Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Dicas que o vão ajudar a lidar com síndrome de impostor

Apesar de não ser considerada uma doença, mas sim um padrão de pensamento, a síndrome de impostor é um problema comum.

Dicas que o vão ajudar a lidar com síndrome de impostor
Notícias ao Minuto

21:00 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Existem muitas condições que afetam a saúde mental e a síndrome do impostor é uma delas. Não se trata de uma, "mas sim um padrão de pensamento que nos pode levar a duvidar de nós próprios e a achar que é apenas uma questão de tempo até que os outros descubram que somos uma fraude", explica a CUF, rede de hospitais e clínicas privada. 

Como é algo que afeta muitas pessoas e, no geral, pouco saudável, é importante saber lidar com os pensamentos negativos que são causados por esta síndrome. Felizmente, o Metro, jornal britânico, falou com Becky Hall, 'life coach' que partilhou algumas dicas. 

Transforme a sua mentalidade

"A síndrome do impostor vem de uma mentalidade de escassez", diz a 'coach' ao jornal. É graças a isto que ficamos convencidos de que não somos bons o suficiente, algo baseado no medo e "desencadeia respostas de medo, que é o que pode nos levar a tal ansiedade".

Becky recomenda que tente adotar uma mentalidade de que é suficiente e "substituir o medo por amor-próprio", relembrando que suficiente como é, com todos os seus defeitos e talentos.

Leia Também: Ansiedade no trabalho aumenta com a Covid longa

'Convide' vozes diferentes para desafiar a negativa

Quando os pensamentos e 'vozes' negativas prevalecem na sua mente é importante tentar encontrar formas de contrariar a tendência. Tente analisar o que diria uma voz mais gentil ou um amigo, por exemplo, recomenda a 'coach'.

Faça uma lista com todas as suas conquistas

Listas de tarefas são importantes, mas também é essencial, segundo Becky Hall, fazer uma lista com as conquistas do dia. É uma ótima forma de relembrar tudo o que já fez e a forma como tem vindo a evoluir na vida. 

Crie um mantra 

"Escreva uma frase que aborde diretamente com as dúvidas que sente", recomenda Becky, que também dá um exemplo: "eu sou bom o suficiente exatamente como sou". O ideal é dizer isto, várias vezes, todos os dias. 

Leia Também: Dicas muito simples para manter a calma (e libertar a ansiedade)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório