Meteorologia

  • 07 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 6º MÁX 13º

Dicas muito simples para manter a calma (e libertar a ansiedade)

São da Naturecan.

Dicas muito simples para manter a calma (e libertar a ansiedade)
Notícias ao Minuto

11:37 - 26/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bem-Estar

Portugal é o país que apresenta a mais elevada prevalência de ansiedade, onde o consumo de antidepressivos tem vindo a aumentar desde 2019. Só em 2021, foram vendidas, em média, mais de 28 mil embalagens por dia..

A pensar nisso, a Naturecan sugere alguns dos passos mais simples que podem conduzir ao alívio do stress diário e a uma vida mais leve e calma:

Fazer terapia com um profissional

"Terapia com um profissional não é indicado somente para casos graves de doenças mentais e emocionais. A principal forma de lidar com problemas deste teor é não esperar para que se chegue a um limite. Procurar o apoio de um psicólogo pode oferecer as ferramentas certas, que se refletem na vida pessoal, carreira e relacionamentos."

Leia Também: Stress causado pela pandemia alterou ciclos menstruais, diz estudo

Adotar uma alimentação saudável

"Uma alimentação rica e variada mantém uma relação estreita com a saúde mental. Fornecer nutrientes ao corpo não só garante um bom funcionamento do organismo, como ainda permite aumentar a produção de neurotransmissores (como endorfina e serotonina), que geram sensações de prazer e bem-estar."

Praticar exercício físico

"Uma das motivações mais comuns por que se praticam atividades físicas é o fator estético, contudo, há uma outra motivação que deve pesar na hora de se mexer o corpo. No que toca à saúde mental, o exercício físico pode ser uma das chaves para o equilíbrio, uma vez que durante esta prática são também libertados neurotransmissores que conduzem a uma sensação de de dever cumprido e consequente bem-estar."

Investir na qualidade do sono

"A falta de sono, para além de prejudicar o sistema cognitivo, pode causar sonolência persistente, dificuldade em memorizar informações e mal-estar emocional. Dormir bem pode ser considerado como um alimento para o organismo, uma vez que permite repor energias e regular o metabolismo. Assim,  garantir uma rotina de sono saudável deve ser uma prioridade para alcançar o bem-estar físico e emocional."

Leia Também: Stress nem sempre é motivo de preocupação. Cérebro fica a ganhar

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório