Além de, em termos estéticos, ser muito incómodo (e feio), o bolor também afeta, negativamente, a saúde. Quem o diz é o Huffpost, agregador de blogues, que recolheu informação partilhada por especialistas e entidades de saúde.
Citando o serviço nacional de saúde britânico, o Huffpost explica que os fungos produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas.
Leia Também: Bolor nas paredes nunca mais! Aqui tem uma mezinha caseira (barata)
Aliás, inalar ou tocar em bolor pode causar sintomas de reação alérgica, como espirros, nariz entupido, olhos vermelhos e erupções cutâneas, explica o agregador de blogues. Acrescentado que também causa, muitas vezes, ataques de asma.
Além disto, algumas pessoas são muito mais sensíveis ao bolor, incluindo bebés e crianças, idosos, assim como pessoas com problemas respiratórios, como asma; pessoas com problemas de pele, como eczema; e ainda pessoas com sistema imunitário enfraquecido algo que estão a fazer quimioterapia, por exemplo.
Os tipos mais comuns de fungos domésticos são 'cladosporium' e 'penicillium'. No entanto, existe outro, chamado 'stachybotrys', que é mais conhecido como bolor preto, mas também se apresenta em tons de verde.
A exposição a este tipo de bolor causa sintomas como tosse; pele seca; comichão nos olhos, nariz e garganta; nariz entupido ou com pingo; espirros; problemas respiratórios; e olhos com excesso de lágrimas.
Leia Também: Plantas que vão ajudar a erradicar o bolor e a humidade em casa