Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Há uma explicação para ficar com sono depois de fazer grandes refeições

Está a chegar a Ceia de Natal e a Passagem de Ano, mas também é algo que pode acontecer num almoço de família. Conheça a razão.

Há uma explicação para ficar com sono depois de fazer grandes refeições
Notícias ao Minuto

16:16 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Já deve ter reparado. Depois de comer demais, é provável que tenha alguma sonolência. Pode acontecer nos almoços recheados de família, ou até nas grandes festividades que se aproximam, como é o caso da Ceia de Natal. Sabe que há uma explicação para lhe dar essa vontade de dormir.

Leia Também: Mal disposto depois de comer demais? Uma caminhada vai ajudar

Segundo o portal Iron Orr Fitness, a razão prende-se pelo facto do corpo estar a passar por mudanças químicas na altura da digestão, que neste caso tem de ser reforçada.

Ainda assim, nesta equação podem ser colocados outros fatores, como o tipo de comida que ingeriu ou os hábitos de sono que tem.

De uma forma geral, a comida serve de combustível para o corpo. Durante o processo da digestão, o corpo liberta hormonas para se sentir cheio. Ao mesmo tempo, o cérebro liberta serotonina, que o faz sentir sonolento, bem como melatonina, que o ajuda a adormecer.

O portal refere que o corpo não digere todos os alimentos da mesma forma, alguns acabam por fazer com que sejam libertadas mais hormonas do que outras. Acaba por ser enviado mais sangue para o sistema digestivo, o que faz com o cérebro tenha menos. Em casos mais graves, há pessoas que até têm desmaios.

Algumas das formas de reduzir os efeitos passam por beber muita água e limitar a ingestão de açúcar. Pode ser complicado, se vir uma mesa de sobremesas, mas o portal explica que é uma das maneiras de evitar a sonolência mais tarde.

Leia Também: Come estes alimentos diariamente? Tem menos hipóteses de ter um enfarte

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório