Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Come estes alimentos diariamente? Tem menos hipóteses de ter um enfarte

Saiba o que diz o cardiologista João Brum Silveira, Coordenador Nacional da iniciativa Stent Save a Life e da Campanha Cada Segundo Conta, num artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto, a propósito do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis.

Come estes alimentos diariamente? Tem menos hipóteses de ter um enfarte
Notícias ao Minuto

21:35 - 08/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

Que a alimentação saudável deve ser uma prática comum a todas as pessoas é algo sabido por todos. No entanto, há que destacar a importância que a mesma tem para o coração. As escolhas alimentares que fazemos diariamente contribuem, positiva ou negativamente, para a saúde deste órgão.

Se faz sentido que se adotem comportamentos saudáveis, como deixar de fumar ou fazer exercício físico com regularidade, também é necessário que se adotem refeições saudáveis e equilibradas. Globalmente falando, a melhor dieta para o coração deve conter vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e gorduras monoinsaturadas.

Leia Também: 10 alimentos com poderes anti-inflamatórios que deve ter sempre em casa

Adotar uma dieta equilibrada é vantajoso para a saúde do coração, uma vez que previne vários fatores que causam problemas, como é o caso do aumento da pressão arterial, acumulação de gordura nas paredes arteriais e elevação das taxas de glicose no sangue.

Notícias ao Minuto João Brum Silveira© DR 

Quem ingere frutas e legumes diariamente tem menos hipóteses de vir a sofrer um enfarte. No entanto, existem mais alimentos que devem ser integrados na dieta alimentar, por exemplo, óleos de origem vegetal, proteínas magras, leguminosas, alho, frutas de casca vermelhas, aveia, cereais integrais, leite desnatado e seus derivados, vegetais de folhas verdes, sementes de linhaça, chia e abóbora, castanhas e abacate.

Por outro lado, existem alimentos que devem ser consumidos com moderação. O sal e o açúcar são os alimentos que fazem menos bem ao organismo, nomeadamente ao coração. O sal é um dos ingredientes que deve ser consumido com alguma prudência, pois é rico em sódio, mineral que causa elevação da pressão sanguínea. Da mesma forma, o açúcar aumenta as possibilidades de surgirem problemas de saúde, como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Leia Também: De dieta? Esta gelatina vai ser o seu novo vício saudável

Obviamente que, uma vez por outra, as pessoas podem comer alimentos menos saudáveis, desde que seja com conta, peso e medida. O importante é ter um regime alimentar e um estilo de vida equilibrados, uma vez que desta forma, além de prevenir várias doenças, estará a cuidar do seu coração.

A reeducação alimentar deve ser acompanhada por um profissional de saúde, que irá avaliar o estado de saúde e as necessidades específicas de cada indivíduo. Através deste acompanhamento, é garantido que estão a ser ingeridos os nutrientes adequados que o corpo e coração precisam.

Uma alimentação equilibrada, aliada à prática de exercício físico, é fundamental para que os alimentos desempenhem funções benéficas para o organismo e para o coração!

Leia Também: É provável que não conheça este truque para saber se um ovo está podre

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório