Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

'Inimigo silencioso'. O sintoma que muitos desvalorizam e não deviam

Esteja atento. Pode indicar algo mais grave.

'Inimigo silencioso'. O sintoma que muitos desvalorizam e não deviam
Notícias ao Minuto

09:27 - 04/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fígado gordo

A perda de apetite ou enfartamento devido à acumulação de líquidos em redor dos órgãos intra-abdominais e distenção do abdómen (ascite) são uma constante na sua vida? Não ignore. Pode dever-se a uma doença chamada esteatose hepática, conhecida como fígado gordo, que está ligada à obesidade e diabetes.

Muitas vezes apelidada de de 'inimigo silencioso', o fígado gordo pode comprometer o funcionamento deste órgão. Em casos mais graves, esta condição pode até progredir para cirrose hepática, uma doença que conduz à destruição do fígado, sendo que este carcinoma apresenta elevada mortalidade se for diagnosticado numa fase tardia.

Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos

Citado pelo Daily Express, o centro médico norte-americano Penn Medicine alerta: "Os sintomas podem desenvolver-se de forma lenta ou subitamente, dependendo da causa da ascite". Aliás, podem nem existir sintomas se houver apenas uma pequena quantidade de líquido na barriga". Por outro lado, "à medida que vamos acumulando mais líquido, pode surgir dor, inchaço abdominal e até falta de ar". 

A cirrose alcoólica é, de acordo com a rede de saúde CUF, a causa mais frequente em Portugal, seguida da hepatite C e pela hepatite B. Outras mais raras são as doenças do fígado associadas à obesidade, à cirrose biliar primária, às hepatite auto-imunes, à doença de Wilson, à hemocromatose, ao défice de alfa 1-antitripsina, às anomalias das vias biliares e à colangite esclerosante primária. 

Leia Também: Vírus respiratório atinge crianças e faz soar alarmes. O que há a saber

A prevenção passa não consumir bebidas alcoólicas em excesso ou antes dos 18 anos, tomar a vacina contra a hepatite B, evitar o excesso de peso, manter uma dieta equilibrada e saudável e não partilhar seringas ou qualquer material usado no consumo de drogas injetadas. No caso de múltiplos parceiros ou relações sexuais de risco, deve utilizar preservativo.

E desengane-se se julga que o fígado gordo é única patologia que pode causar ascite. Segundo o Penn Medicine, é um sintoma comum em pessoas diagnosticadas com cancros no apêndice, cólon, ovários, útero, pâncreas e fígado. 

Para além de ascite, esta condição pode desencadear outros sintomas. Ei-los:

  • Cansaço;
  • Dor ou desconforto no quadrante superior direito do abdómen;
  • Náuseas e vómitos;
  • Icterícia;
  • Febre.

Em formas avançadas da doença, pode ocorrer lesão e inflamação do fígado.

Leia Também: Hepatite. A inflamação silenciosa do fígado, explicada por um médico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório