Mitos comuns sobre cabelo em que não deve acreditar

Carlos Portinha, médico e chief clinical officer do Grupo Insparya, desmistifica algumas ideias.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/10/2022 14:45 ‧ 27/10/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Cabelo

Mitos são muito comuns e ajudam a criar falsas ideias sobre muitos assuntos. Existem também muitos relacionados com o cabelo e que devem ser corrigidos. 

Felizmente, Carlos Portinha, médico e chief clinical officer do Grupo Insparya, que é dedicado ao diagnóstico, tratamento e investigação em saúde e transplante capilar, esclareceu cinco mitos muito comuns. 

Leia Também: Férias de outono. É assim que mantém o cabelo saudável durante as viagens

Lavar o cabelo todos os dias favorece a calvície

Segundo o especialista a realidade é muito diferente. "Manter a sujidade durante dias no cabelo é algo prejudicial para a saúde", afirma e acrescenta que "a limpeza é um ponto fundamental para manter uma boa saúde capilar".

Cabelos grisalhos não caem

É importante saber que o cabelo grisalho não só difere do resto pela sua cor, como também pela sua textura, uma vez que têm uma maior espessura e um toque mais áspero, sendo um cabelo menos elástico, explica o médico.

"O ciclo de crescimento dos cabelos brancos é o mesmo que o de outros cabelos", ou seja, o cabelo começa a cair quando surge a alopecia, pelo que existe o mesmo risco de queda de cabelo.

Rapar o cabelo faz com que fique mais forte

Segundo o médico, este  é um dos mitos mais comuns, e generalizados, na sociedade. A verdade é que, o diâmetro do cabelo é mais espesso quanto mais próximo está do couro cabeludo, assim como nas pontas é mais fino, explica. Por esta razão, "rapar o cabelo produz uma ilusão ótica que dá a sensação de maior densidade", confirma.

Usar champôs anticaspa previne o seu aparecimento

"Os champôs anticaspa não devem ser utilizados preventivamente", alerta. "Só se deve usar este tipo de tratamento quando houver um problema real de descamação, tendo sempre em mente que será aplicado durante um certo período de tempo".

Cortar o cabelo com frequência faz com que cresça mais

"O cabelo cresce na raiz do couro cabeludo, pelo que cortar as pontas não tem qualquer impacto no crescimento do cabelo na raiz. O número de vezes que corta o cabelo não afeta diretamente se o seu cabelo cresce mais ou menos", diz.

É também importante saber que a "espessura, textura e comprimento do cabelo são características determinadas pelos genes, e um corte de cabelo não altera o nosso código genético".

Usar secadores estraga o cabelo

Há quem evite usar secadores com medo de estragar o cabelo, mas "deixar o cabelo seco ao ar é pior. Assim, o cabelo perde a sua força e resistência, tornando-o mais propenso a quebrar e a rachar as pontas", explica. 

O médico recomenda que o cabelo deve ser seco com o secador "a uma distância de um palmo, a frio ou a baixa temperatura, até o couro cabeludo estar completamente seco".

Leia Também: O champô de sidra que faz 'milagres' pelo cabelo oleoso (sim, leu bem!)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas