Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo. Progressão da osteoporose poderá ser travada desta forma

O Dia Mundial da Osteoporose assinala-se com uma descoberta que poderá ajudar no tratamento desta doença.

Estudo. Progressão da osteoporose poderá ser travada desta forma
Notícias ao Minuto

08:03 - 20/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Osteoporose

Um novo estudo, divulgado a propósito do Dia Mundial da Osteoporose, que se assinala esta quinta-feira, 20 de outubro, indica que "é possível melhorar a densidade óssea com recurso a células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical".

Os investigadores sublinham que o processo de renovação dos ossos acontece ao longo da vida. "O osso é uma estrutura dinâmica, com células responsáveis pela reabsorção óssea, e outras responsáveis pela formação de novo osso, o que permite que os tecidos fragilizados sejam removidos e substituídos por tecido novo", pode ler-se em comunicado.

No entanto, "quando velocidade de absorção do osso é superior à da formação de novo osso, ocorre uma diminuição da densidade óssea e o risco de fratura aumenta". "Este desequilíbrio, conhecido por osteoporose, afeta centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo mulheres acima dos 60 anos", alertam.

Leia Também: Como prevenir a osteoporose? Saiba o que deve começar a fazer já hoje

"Apesar das estratégias atualmente disponíveis para tratar a osteoporose, promovendo o aumento da massa óssea ou prevenindo a progressão da fragilidade óssea, estas revelam-se, muitas vezes, insuficientes." Como tal, na procura por novas soluções que promovam o aumento da massa óssea ou previnam a progressão da fragilidade do osso, os cientistas testaram as células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical neste contexto, devido às propriedades anti-inflamatórias, imunorreguladoras e regenerativas que apresentam.

O trabalho consistiu na avaliação e administração intravenosa de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical a animais com osteoporose, induzida por stress oxidativo – uma condição associada à diminuição da densidade óssea e que tem por base um desequilíbrio entre a geração de espécies reativas de oxigénio e a sua remoção, provocando danos em células e em tecidos. Durante a investigação, "observaram-se melhorias significativas na qualidade dos ossos no grupo tratado com células estaminais, comparativamente ao grupo não tratado, tendo os animais tratados apresentado uma qualidade óssea muito próxima da dos animais saudáveis", comentam.

Leia também: Osteoporose: Rastreios atrasados deixam vários casos por diagnosticar

Este resultado sugere que "as células estaminais mesenquimais têm um efeito preventivo, ainda que parcial", na progressão da osteoporose, no modelo animal testado. "Embora este seja ainda um estudo em modelo animal, os resultados mostram que as células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical têm capacidade de melhorar a densidade óssea, demonstrando o seu potencial para o tratamento da osteoporose, um problema grave que afeta centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, podendo no futuro constituir uma possibilidade terapêutica para esta condição", refere Carla Cardoso, diretora do departamento de I&D da Crioestaminal, em comunicado.

Os autores também realizaram experiências in vitro, em que procuraram observar os efeitos das células estaminais do cordão umbilical sobre osteoblastos (células precursoras que se podem diferenciar em células do osso) previamente expostos a espécies reativas de oxigénio. Os dados revelaram que as células estaminais tiveram um efeito benéfico, ao promoverem a capacidade de proliferação e de migração dos osteoblastos.

Leia Também: E esta? Doença (extremamente) rara 'transforma' músculos em ossos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório