Geralmente, quando se fala sobre saúde oral, a recomendação é evitar alimentos com muito açúcar, o que para muitas pessoas significa não comer chocolate. No entanto, segundo um dentista, existe um tipo específico de chocolate oferece alguns (e pequenos) benefícios.
Então, ao Telegraph & Argus, o ortodontista Khaled Kasem, explicou que tipo de chocolate pode ser benéfico para os seus dentes, mas também aquele que é mais prejudicial.
Primeiro, o especialista começa por explicar que o chocolate preto é considerado o melhor para a saúde oral, porque "ajuda a combater as bactérias que transformam o açúcar em ácido", explica o jornal. Isto significa que o chocolate preto é também um aliado na prevenção de cáries
Leia Também: Mousse de chocolate com 'cheirinho'? Esta leva um toque de Baileys
"Quanto mais escuro, melhor quando se trata de escolher um chocolate preto, e ainda ajuda a prevenir o mau hálito, por isso é um deleite favorito dos dentistas", afirma.
Segundo o ortodontista chocolates com cobertura de fruta são de evitar. Explicando que como o açúcar é adicionado, à medida que a fruta é seca, acaba por aumentar, significativamente, a quantidade de açúcares num chocolate.
Já o chocolate de leite, assim como o branco, são os mais prejudiciais. "O chocolate branco é especialmente conhecido pelo seu alto teor de açúcar e é o menos nutritivo de todos. Tanto o chocolate branco, como o de leite têm uma percentagem muito menor de cacau", por isso, é composto, na maioria, por leite e grandes quantidades de açúcar.
Para terminar, o especialista partilha um conselho, caso não consiga resistir a estes dois chocolates. "Se quiser saborear um chocolate branco ou de leite, o melhor momento para os comer é depois do jantar, com um copo de água, para que os outros alimentos e água neutralizem os açúcares e reduzam o risco de cáries".
Leia Também: Acha que sabe comer chocolate? Pense outra vez