Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 29º

Saiba como se pode preparar para a época da gripe

Especialista partilha alguns conselhos e dicas muito úteis.

Saiba como se pode preparar para a época da gripe
Notícias ao Minuto

08:53 - 11/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gripe

Durante os próximos meses vai ser difícil escapar à gripe e como estar doente nunca é divertido, o melhor é preparar-se, como deve ser, para conseguir estar confortável e recuperar. Então, para o ajudar, um especialista partilhou alguns conselhos com a Self. 

A revista começa por explicar que todos devemos estar preparados para constipações, gripes, mas também Covid, porque agora as pessoas já não têm tantos cuidados, como tinham durante a pandemia. 

Por isso, "todas as famílias devem ter um plano sobre o que fazer se ficarem doentes para não deixar outros membros da sua família doentes, especialmente aqueles que podem ser mais vulneráveis a consequências graves", explica Purvi Parikh, especialista em doenças infeciosas. 

Leia Também: Dicas para se proteger da gripe no regresso ao escritório

Tome as vacinas

Primeiro o especialista aconselha que tome as vacinas (gripe e Covid) assim que conseguir, acrescentando que é algo muito importante, já que ajudam a minimizam o risco de contrair, espalhar e sofrer "consequências graves de ambos os vírus".

Idealmente, as vacinas deveriam ser tomadas antes do final do mês, assim o seu sistema imunitário terá tempo suficiente para desenvolver anticorpos essenciais para o proteger nos próximos meses. 

Limpe e complete o seu 'stock' de medicamentos

É algo muito importante porque, no geral, é possível tratar um gripe e constipação com medicamentos, a maior parte de venda livre. O primeiro passo, explica a revista é reorganizar o que tem, deitando ao lixo tudo o que está fora do prazo.

Quando quiser completar o seu 'stock' aposte em analgésicos como paracetamol que pode ajudar, e muito, a reduzir a febre; um descongestionante para aliviar um possível nariz entupido; assim como algo para controlar a tosse.

Como algumas pessoas têm sintomas relacionados com o estômago, quando estão positivas para a Covid-19, pode ser boa ideia ter medicação anti-náusea e antidiarreicos. Já indivíduos com condições como asma devem ter sempre bomba de asma. 

Leia Também: Gripe, complicações cardiovasculares e a vacinação como medida preventiva

Tenha sempre alguns essenciais em casa

Fazer compras, quando se está doente não é agradável, por isso, é importante ter sempre, em casa, alguns essenciais como papel higiénico, lenços, desinfetante de mãos (e superfícies), assim como máscaras cirúrgicas, ideais para proteger os elementos da família que não estão doentes. Também é essencial ter um termómetro e alguns testes rápidos para conseguir saber se está com gripe ou coronavírus. 

Deve fazer o mesmo com a sua despensa e frigorífico, ou seja, conseguir ter sempre alimentos e bebidas hidratantes que o ajudem a recuperar, assim como coisas fáceis de comer e preparar, mas ricas em nutrientes. A revista recomenda manteiga de amendoim, vegetais enlatados ou congelados e até barritas proteicas.   

Faça um plano com a família

Em casa, quer viva com a família, ou não, é sempre bom ter um plano e garantir que as pessoas doentes conseguem fazer "quarentena para reduzir a propagação da infeção", diz o especialista. Isto significa que pode ser boa ideia definir, entre outras coisas, onde é que a pessoa doente vai dormir e que casa de banho vai usar.

Já quem vive sozinho também deve ter um plano que envolva falar, regularmente, com familiares ou amigos. Ou seja, devem ligar, diariamente, por telefone ou videochamada, para garantir que está tudo bem e pedir ajuda caso precise. 

Prevenir é sempre a melhor solução

"Medidas simples, como lavar as mãos, usar máscara, em espaços fechados, e distanciar-se, quando possível, ajudam muito a controlar e prevenir infeções”, aconselha Purvi Parikh. “Além disto, caso não se sinta bem, não vá ao trabalho, escola ou eventos, mesmo se testar negativo para Covid, pois há uma infinidade de outros vírus que pode espalhar."

Leia Também: Dicas para dormir bem quando tem o nariz entupido

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório