Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Cancro colorretal. Novo estudo duvida da eficácia da colonoscopia

O exame é realizado através de um tubo introduzido pelo ânus.

Cancro colorretal. Novo estudo duvida da eficácia da colonoscopia
Notícias ao Minuto

19:30 - 10/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colonoscopia

A colonoscopia é recomendada ser feita de 10 em 10 anos a pessoas com mais de 45. O exame é um dos mais eficazes no rastreio do cancro colorretal, por exemplo. Ainda assim, um novo estudo publicado no The New England Journal of Medicine vem questionar a sua eficácia.

Leia Também: Cancro colorretal. Sinais de alerta que podem salvar-lhe a vida

“Podemos ter vendido demais a mensagem nos últimos 10 anos ou mais, e temos que recuar um pouco”, explicou Michael Bretthauer, gastroenterologista e um dos responsáveis por esta nova pesquisa.

Em causa, segundo o estudo, está o benefício do rastreio que é feito ao cancro colorretal. Para a pesquisa, o exame apenas é responsável por reduzir a partir de 18% o risco de cancro de morte. Também acaba por não ter qualquer redução no risco de morte causado por esta doença, referem no trabalho.

A pesquisa envolveu dados de mais de 28 mil pessoas. A eficácia do exame mostrou-se abaixo do esperado, com menos 31% de risco de vir a desenvolver cancro e 50% menos hipóteses de vir a morrer por esta doença.

Este novo estudo mostrou que noutras pesquisas a colonoscopia trazia benefícios maiores ao indicar a redução até quase 70% do risco de morte.

Apesar dos resultados, a pesquisa não afirma que o exame deva ser deixado de parte. Explicam que existem outras opções do rastreiro que devem ser tidas em conta, como a análise de sangue nas fezes, por exemplo.

A colonoscopia permite a analisar o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. Consiste na introdução de um tubo com 10 mm de diâmetro através do ânus.

Leia Também: Alimentos processados aumentam o risco de cancro colorretal (e não só)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório