Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Hábitos que o vão ajudar a ter um sorriso bonito (e saudável)

Para celebrar o Dia Mundial do Sorriso, a 7 de outubro, a Spot Clinic relembra os mais importantes "pilares da saúde oral".

Hábitos que o vão ajudar a ter um sorriso bonito (e saudável)
Notícias ao Minuto

17:01 - 07/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

É muito importante conservar o sorriso, não só por questões de estética, mas também pela sua saúde. Então, para assinalar o Dia Mundial do Sorriso, a 7 de outubro, a Spot Clinic relembra os mais importantes "pilares da saúde oral", lê-se em comunicado. 

São quatro passos importantes "que contribuem de forma eficaz para a manutenção de um sorriso bonito e uma boa saúde oral. Se ler com atenção estes conselhos (e os seguir à risca) vai conseguir prevenir o aparecimento de cáries, mas também evitar inflamações gengivais e outras lesões.

Escovar os dentes com regularidade

"Este ponto é muito importante porque é através da escovagem que eliminamos a maior parte das bactérias à volta do esmalte dentário. Consequentemente estamos a evitar o aparecimento da inflamação gengival, da cárie dentária e de outras lesões orais. Devem fazer-se entre duas a três escovagens, por dia, durante dois minutos."

"É também importante escovar a língua. A língua é um nicho de bactérias e essa acumulação pode causar mau hálito. Para evitar este problema oral, temos de escovar a língua, todos os dias, pelo menos, uma vez. Podemos escovar a língua com a escova de dentes ou com um raspador de língua."

Leia Também: A doença nas gengivas que aumenta o risco de ataque cardíaco

Usar fio dentário

"A escovagem dos dentes não é suficiente para remover todos os restos alimentares e bactérias entre os dentes, por isso, é indispensável o uso de fio dentário, escovilhões ou 'flossers' para se chegar aos pontos onde a escova de dentes não consegue chegar. Deve ser feito uma vez, por dia, e antes da escovagem, preferencialmente à noite antes de ires para a cama."

Usar um dentífrico com flúor

Também "precisamos de um agente químico que atue sobre o problema a resolver. Os dentífricos mais recomendados para o cuidado diário de gengivas inflamadas são os dentífricos com composições com ativos bastante eficazes".
 
Para uso diário são recomendados dentífricos que tenham na sua composição "triclosan que é um antisséptico e ajuda a combater a formação de placa bacteriana; dexpantenol que funciona como regenerador de tecidos; e alantoína que tem uma ação calmante". Dentífricos com bicarbonato de sódio também são recomendados já que promovem "a remoção física da placa bacteriana, ajudando a manter o selamento entre os dentes e as gengivas". 
 
Já se o objetivo for tratar das gengivas, o ideal é usar "dentífricos que contêm fluoreto de amina e iões de estanho, que inativam a placa bacteriana e inibem o seu reaparecimento, proporcionando um efeito antibacteriano rápido e duradouro". 

Para grávidas e pessoas com aparelhos ortodônticos indica-se gel dentífrico com fluorinol que se fixa intensamente ao esmalte para reminarelizar, reforçar e proteger os dentes e com ácido glicirretínico reconhecido pelas suas propriedades calmantes.

Consultar o higienista oral pelo menos duas vezes por ano

Estas são dicas 'standard' e preventivas, diz a clínica de medicina dentária, "contudo, não dispensam o acompanhamento regular de um higienista oral cujas visitas devem acontecer, pelo menos, duas vezes por ano". 

Leia Também: O elixir que se cuide. Beber chá verde traz benefícios à saúde oral

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório