Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2022
Tempo
18º
MIN 8º MÁX 19º

Quer parar de beber álcool? Conheça alguns dos benefícios

Limitar o consumo de álcool pode ter muitas vantagens para a sua saúde física e mental.

Quer parar de beber álcool? Conheça alguns dos benefícios
Notícias ao Minuto

23:01 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Desafios como o 'Dry January (janeiro seco em português) e o 'Sober October' (outubro sóbrio em português) são uma ótima forma de ajudar as pessoas a limitar a quantidade de álcool que bebem.

Para entender quais são os benefícios de não beber álcool, durante um mês, o The Independent falou com diferentes especialistas. 

Dormir melhor 

Antigamente acreditava-se que beber algo alcoólico, antes de ir para cama, ajudava a dormir melhor, no entanto, o mais provável é que aconteça o contrário. "O álcool pode ter um efeito sedativo inicial, mas beber continuamente é um grande disruptor para os ritmos circadianos", diz Samantha Bloom, nutricionista de medicina funcional, ao jornal. 

Além disto, o álcool "suprime o REM, que regula os nossos ritmos circadianos (movimentos rápidos dos olhos) e está associado à criatividade, sonhos e memória, e piora distúrbios como apneia do sono".

Leia Também: Dormir com a porta do quarto fechada é mais seguro. Saiba porquê

Pele mais saudável 

Hasia Al Khubra, especialista em pele, afirma que o álcool acelera o envelhecimento da pele e apenas o sol faz mais estragos. Explicando que "o álcool é um produto químico poderoso que pode ter implicações significativas quando se trata da pele". 

"Aumenta a inflamação e altera o meio hormonal na pele, o que, por sua vez, pode exacerbar condições inflamatórias, como acne e rosácea. Isso faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que pode fazer com que a pele pareça vermelha", diz. 

Além disto, como o álcool é um diurético, pode prejudicar a hidratação, acabando por fazer com que tenha a "pele seca e escamosa, linhas finas e rugas mais visíveis". "O alto nível de açúcar em muitas bebidas alcoólicas resultará num aumento de erupções, bem como células menos gordas e flexíveis e uma tez sem brilho", acrescenta.

Poupar dinheiro

A crise que se vai fazer sentir durante os próximos meses vai afetar todo o tipo de produtos incluindo as bebidas alcoólicas. Limitando o seu consumo vai conseguir poupar dinheiro.

Intestino mais saudável 

"O excesso de álcool pode aumentar a inflamação no intestino e aumentar a permeabilidade (intestino permeável), bem como danificar os tecidos do intestino", diz Anna Mapson, terapeuta nutricional. Acrescentando que "o vazamento no intestino tem sido associado a mudanças de humor, ansiedade e depressão. Isso significa que o excesso de álcool pode contribuir para os seus sintomas digestivos, bem como outros problemas noutros locais do corpo". 

Aumenta a felicidade

"Beber álcool reduz a produção de serotonina", conhecida como hormona da felicidade, diz Giulia Guerrini, farmacêutica. Conseguir limitar o seu consumo "pode aumentar a sua energia, saúde mental e humor". Além disto, beber menos também ajuda a evitar a ansiedade que, normalmente, sentimos quando estamos com ressaca. 

Leia Também: O que fazer quando o álcool se torna um problema

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório