Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O que fazer quando o álcool se torna um problema

Leia os conselhos de especialistas.

O que fazer quando o álcool se torna um problema
Notícias ao Minuto

19:01 - 04/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Infelizmente, o álcool, quando é consumido em excesso, pode tornar-se um problema sério, por isso, é essencial saber o que fazer nessas situações. Para ajudar, vários especialistas partilharam dicas e conselhos, com o The Independent. 

Ao jornal, Steph Keenan, gerente de operações da With You, instituição de caridade que oferece apoio a pessoas com problemas de álcool, drogas ou saúde mental, afirma que um estudo, feito no passado, "descobriu que mais de 8,9 milhões de adultos bebem acima dos níveis "seguros" a cada semana". 

Leia Também: Regar as plantas com álcool parece absurdo, mas só lhes está a fazer bem

Além disto, também descobriram que "uma em cada cinco pessoas", diz Steph Keenan, está preocupada com os seus próprios hábitos de consumo ou com os de um parceiro, amigo ou membro da família. Então, esta e outros especialistas, partilharam as formas mais eficazes de redefinir o seu relacionamento com o álcool.

Considere as consequências 

Segundo o jornal, o primeiro passo é pensar em como o álcool afeta a sua saúde mental e física. Aliás, Janey Lee Grace, fundadora do The Sober Club, recomenda que "faça a si mesmo a pergunta: a minha vida poderia ser melhor fisicamente e emocionalmente sem álcool?". 

Faça uma pausa

Pode ser uma boa ideia criar um desafio. Experimente, por exemplo, deixar de beber durante, pelo menos, 30 dias, recomenda a especialista. Se achar que precisa de ajuda, deve partilhar o seu objetivo com amigos ou família, ou convidá-los a participar.

Caso as suas interações sociais envolvam sempre álcool pode ser boa ideia começar a sugerir outros programas aos seus amigos para evitar a tentação. 

Identifique os seus gatilhos

Isto é, se parar de beber, esteja atento aos aspetos da sua vida que o fazem ter vontade de beber. "Os gatilhos podem ser praticamente qualquer coisa, incluindo pessoas, humores e sentimentos, lugares e horas do dia ou da semana", alerta. Se os reconhecer vai conseguir evitá-los. 

Estabeleça dias sem álcool 

"Beber todos os dias, ou quase todos os dias, aumenta o risco de problemas de saúde causados ​​pelo álcool", diz Steph Keenan. Por isso, se não quiser parar totalmente, pode começar por estabelecer dias sem álcool, todas as semanas. É uma forma simples de fazer uma mudança. 

Tenha cuidado com as quantidades

"Quando se bebe em casa, é fácil servir bebidas maiores do que num pub ou bar", diz Keenan, acrescentando que assim se perde a noção de quanto se bebe. Para monitorizar com mais atenção a sua ingestão de álcool, pode usar, por exemplo, um copo medidor para controlar quantidades ou escolher copos mais pequenos. 

Procure ajuda e inspiração

Se quiser mesmo parar de beber pode ler alguns livros sobre o assunto, além disto, procurar ajuda profissional também pode ajudar. 

Leia Também: Por esta ninguém esperava. Cerveja ajuda a reduzir risco de doença grave

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório