Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2022
Tempo
18º
MIN 8º MÁX 19º

Alimentos que pessoas com alergia à soja devem evitar

Como a soja é um ingrediente utilizado em muitos alimentos é essencial ter cuidado.

Alimentos que pessoas com alergia à soja devem evitar
Notícias ao Minuto

21:01 - 03/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Alergias alimentares podem ser incómodas e obrigam a evitar certos alimentos, muitas vezes importantes, ou extremamente apreciados. Como é algo que afeta o dia a dia de cada um é importante saber o que se pode ou não comer. 

Para aconselhar quem tem alergia à soja, a Patient, plataforma especializada em saúde, consultou uma especialista para saber que alimentos a podem conter e devem ser evitados. 

Primeiro, a plataforma começa por explicar que a soja é um membro da família das leguminosas, que também inclui feijão, ervilha, lentilha e amendoim, e é facilmente encontrado em vários alimentos. 

Leia Também: Aprenda a manter o colchão e a roupa de cama livres de ácaros

Depois, Zoë Palmer-Wright, uma especialista em intolerâncias alimentares, explica à plataforma que "a alergia à soja ocorre quando o sistema imunitário confunde as proteínas inofensivas encontradas na soja com invasores e reage criando anticorpos contra elas".

Normalmente, as alergias alimentares, como esta, podem causar diferentes sintomas como vermelhidão na pele; comichão; erupções cutâneas ou urticária; tosse; espirros; falta de ar; formigueiro na boca; inflamação nos lábios, língua ou garganta; náuseas; tonturas; dores no estômago; e diarreia. 

Os sintomas não costumam manifestar-se durante mais de 48 horas. No entanto, quando a reação é grave, podem ser persistentes e desaparecer apenas alguns dias depois. Quando se tem uma reação extrema à soja é essencial procurar ajuda imediata. 

Pode ser muito difícil perceber quais são os alimentos que têm soja. Aliás, segundo estimativas feitas pela indústria alimentar, a soja é encontrada em cerca de 60% dos alimentos processados.

"Com uma alergia à soja, o seu corpo pode reagir até mesmo a uma quantidade minúscula", por isso, é essencial ter muito cuidado e evitar, por exemplo, produtos muito utilizados na cozinha asiática. 

Alimentos que pessoas com alergia à soja devem mesmo evitar:

  • Rebentos de soja
  • Edamame
  • Tofu; 
  • Tempeh
  • Natto
  • Miso
  • Molhos de soja

Além disto, a soja pode ser encontrada em muitos produtos substitutos de carne, como hambúrgueres vegetarianos, salsichas vegetarianas e outros alimentos feitos de TVP (proteína vegetal texturizada), diz a plataforma. 

É também importante analisar o rótulo de produtos como iogurte, queijo, gelado e farinha, antes de consumir. Segundo a especialista, a soja é também um ingrediente comum em algumas papas para crianças, proteínas em pó e barritas. 

Deve ainda evitar produtos que contenham HSP (proteína de soja hidrolisada). É, normalmente, utilizada em doces, cereais, molhos, temperos para saladas e sopas

Leia Também: O fim das alergias alimentares pode estar próximo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório