Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 17º

Desportos que são muito benéficos para a saúde do coração

Leia as sugestões do Urban Sports Club.

Desportos que são muito benéficos para a saúde do coração
Notícias ao Minuto

14:55 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial do Coração

Já toda a gente sabe que o exercício tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Além disto, é recomendado a todos, independentemente da idade, por ser uma ótima forma de prevenir problemas sérios, como doenças cardiovasculares, por exemplo. 

Entre os benefícios que advêm da prática desportiva estão: "uma maior capacidade de absorver oxigénio, redução da tensão arterial, do colesterol e diabetes, um aumento dos níveis de energia, manutenção de um peso saudável e o controlo do stress", explica o Urban Sports Club, em comunicado. 

Então, a propósito do Dia Mundial do Coração, a 29 de setembro, a empresa que oferece uma subscrição desportiva mensal, sugere a prática de alguns dos desportos que são muito benéficos para a saúde do coração.

Leia Também: Doenças cardiovasculares. Queixas de mulheres são "menos valorizadas"

Natação

"É uma modalidade muita completa e segura - já que é de baixo impacto -, sendo especialmente útil para quem tem problemas nos ossos, nas articulações ou excesso de peso. A natação contribui positivamente para a frequência cardíaca e para a regulação dos níveis de tensão arterial, bem como para uma melhor circulação sanguínea e redução de problemas respiratórios."

Canoagem

"A bordo de uma canoa, de remos nas mãos, trabalham-se quase todos os nossos músculos - desde os mais óbvios, como os braços, até às costas e pernas. Por isto, torna-se um desporto que requer o trabalho de todo o corpo e, por conseguinte, recruta bastante trabalho cardiovascular - sendo, por isso, uma ótima forma de melhorar a aptidão física. Segundo a Federação Portuguesa de Canoagem, a canoagem é ainda um desporto que traz benefícios no combate à diabetes tipo 2 e hipertensão."

Pilates

"Atividades físicas moderadas e regulares reduzem o risco de problemas cardíacos - o que torna o pilates numa prática muito benéfica para a saúde cardiovascular. Através do recrutamento do corpo e da mente, promove o aumento da capacidade respiratória, o ganho de massa muscular e uma maior oxigenação sanguínea - o que também contribui para o bom funcionamento cerebral."

'Cycling'

"Ao pôr todos os músculos a trabalhar, ao andar de bicicleta - quer seja 'indoor' ou 'outdoor' -, reduz o colesterol, hipertensão arterial e o risco de diabetes. A modalidade pode, por isso, ser uma excelente e divertida forma de colocar todo o corpo a mexer e exercitar o coração."

Ténis

"Para ganhar um ponto de ténis exige-se um constante movimento em campo - o que, naturalmente, acelera o coração e torna o desporto num excelente aliado à saúde cardiovascular. Além disso, este desporto exige um controlo muito grande da respiração e ainda da concentração dos atletas - prometendo ser muito completa."

Leia Também: Gripe, complicações cardiovasculares e a vacinação como medida preventiva

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório