Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 14º

Perder peso? Basta comer este popular alimento cinco vezes por semana

É o que defende um estudo.

Perder peso? Basta comer este popular alimento cinco vezes por semana
Notícias ao Minuto

16:30 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Emagrecer

Se é fã de ovos, vai ficar feliz por saber que um estudo realizado por investigadores da Universidade de Castela-Mancha, em Espanha, defende que este alimento muito versátil ajuda a perder peso. Os autores do estudo, publicado na  revista científica Clinical Nutrition, recomendam o consumo de, pelo menos, cinco ovos por semana.

Os investigadores recrutaram 355 pessoas entre 18 e 30 anos para participar no estudo. Os voluntários preencheram formulários sobre os seus hábitos alimentares e foram divididos em grupos, de acordo com a frequência de consumo de ovos: menos de uma vez por semana, uma a quatro vezes e, pelo menos, cinco.

Leia Também: O nutriente que ajuda a perder os incómodos quilinhos a mais

De seguida, foi-lhes medida a composição corporal (massa corporal, massa gorda e massa isenta de gordura) com exames que incluíam a bioimpedância. Os resultados da análise mostraram que o último grupo tinha menor índice de massa corporal e menor percentual de gordura. 

"A associação entre o consumo de ovos e a composição corporal é mediada pelas proteínas ingeridas. A descoberta é importante de uma perspectiva de saúde pública, ao sugerir que quanto maior é o consumo de ovos, melhor e mais saudável é a composição corporal. Isso é sobretudo causado pela maior ingestão de proteína", afirmam os autores do estudo. 

O facto de este ser um alimento rico em proteínas, faz com ajude a prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer ao longo do dia e auxiliando na perda de peso. Como não contém carboidratos, também é uma ótima opção para incluir numa dieta 'low carb', pois estimula o organismo a usar as reservas para gerar energia e, consequentemente, promover o emagrecimento.

Todavia, os autores do estudo alertam que não é possível afirmar com certeza que o consumo de ovos é o real motivos das diferenças na composição corporal dos participantes. Explicam que o estudo foi observacional e, por isso, consideram que devem ser realizadas mais investigações. 

Leia Também: É assim que os bebés reagem ao que as mamãs comem durante a gravidez

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório