Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2022
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Coisas simples que pode fazer para ter mais energia

Fazer algumas mudanças nos hábitos e alimentação pode ser uma forma natural e eficaz de ter mais energia.

Coisas simples que pode fazer para ter mais energia
Notícias ao Minuto

11:28 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bem-Estar

Sentir fadiga e cansaço é completamente normal, no entanto, é muito provável que o consiga evitar, se fizer algumas mudanças no seu dia a dia. A Best Health partilhou algumas dicas, muito simples, ideais para aumentar, naturalmente, os níveis de energia. 

Leia Também: Nove alimentos que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue

Faça mudanças na alimentação

Evite comer, muitas vezes, alimentos ricos em carboidratos refinados como pão, esparguete ou bolos, diz a revista. Podem provocar picos, altos e baixos, nos níveis de açúcar no sangue, fazendo com que se sinta cansado e fraco. Também é importante cortar nos alimentos com muita gordura

Comer espinafres, uma vez por dia, pode ajudar já que contêm potássio, assim como muitas vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo energético.

Aposte nos suplementos

Se o cansaço for persistente e frequente pode começar a tomar suplementos. Procure, por exemplo, por um suplemento com pelo menos 4% de ginseng e "tome duas cápsulas de 100 miligramas diariamente", recomenda a publicação. Este remédio herbal vai estimular o seu sistema nervoso e proteger o seu corpo do stress, no entanto, não deve ser tomado por pessoas com hipertensão. 

Também pode considerar um suplemento de magnésio - a falta deste mineral pode deixá-lo mais cansado. "O magnésio está envolvido em centenas de reações químicas no corpo", por isso, acaba por desempenhar um papel importante no processo que transforma proteínas, gorduras e carboidratos em fontes de energia.

Cuidado com o que bebe

Beber água regularmente também é importante porque um sintoma muito associado com desidratação é a fadiga. Tente limitar o consumo de bebidas com cafeína como refrigerantes ou café já que podem provocar uma "explosão" de energia a curto prazo, que acaba por desaparecer repentinamente, deixando-o mais cansado do que antes. Limitar o álcool também é boa ideia. 

Faça exercício 

Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercício todos os dias. Vai ficar com muita energia, mas também dormir melhor, diz a revista. Pode ser uma boa ideia experimentar uma modalidade como tai chi ou ioga, ideal para se mexer, mas também para relaxar. 

Use óleos essenciais 

Se estiver a precisar de energia, com urgência, coloque duas gotas de óleo de hortelã pimenta num lenço de papel, ou no pulso, depois segure-o por baixo do nariz e respire profundamente.

Além disto, adicionar umas gotas deste óleo essencial na água do banho, misturado com quatro gotas de óleo de alecrim, também é uma boa ideia, recomenda a Best Health. 

Leia Também: Pela sua saúde, o melhor é começar a cortar nestes alimentos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório