Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

São dicas da Royal Canin.

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.

Por isso, a Royal Canin, empresa especializada em nutrição para gatos e cães, partilha para quem tem gatos, ou está a pensar ter, "sete conselhos que os ajudarão a conhecer todos os cuidados e necessidades que estes inteligentes felinos exigem", lê-se em comunicado. 

Leia Também: Cães choram de alegria quando se reencontram com os donos, aponta estudo

  1. "Vacinas são essenciais na fase de gatinho para prevenir certas patologias que podem tornar-se graves. Além disso, o médico veterinário pode recomendar outras vacinas que sejam importantes ao longo da sua vida, como a do vírus da leucemia felina ou a trivalente. É muito importante ter o calendário de vacinação em dia, mesmo que os gatos não saiam de casa."

  2. "Microchip é muito importante para localizar facilmente os seus tutores caso o gato se perca. Sendo já obrigatório em vários países, o microchip é facilmente inserido sob a pele do pescoço, para que qualquer médico veterinário ou associação de proteção animal possa lê-lo com a ajuda de um leitor e poder assim localizar o seu tutor. O médico veterinário pode realizar o procedimento em qualquer uma das consultas de rotina, uma vez que leva apenas alguns segundos e permitirá que o gato seja identificado para toda a vida."

  3. "A esterilização é um procedimento médico que deve ser prescrito e realizado por um médico veterinário. É aconselhável falar sobre este tema em qualquer uma das consultas para que se possa realizar uma avaliação e decidir se é indicada a esterilização com base nas características específicas do gato."

  4. "Tem de se escolher o alimento adequado tendo em conta a raça ou tamanho, idade, possíveis patologias ou sensibilidades e se o animal é esterilizado ou não. No caso dos gatos, é recomendável oferecer uma alimentação mista, incluindo alimento húmido que ajuda na hidratação, uma vez que contém um maior volume de água, e o alimento seco que ajuda a garantir uma boa saúde oral. No entanto, o médico veterinário será fundamental para aconselhar os tutores sobre os alimentos que o seu animal de estimação precisa."

  5. muito importante monitorizar a condição corporal e o peso dos gatos, principalmente se forem esterilizados. Para isso, é muito importante seguir hábitos saudáveis desde o início de vida, escolhendo a alimentação certa, respeitando a dose diária recomendada, pesando-a com uma balança e incentivando a prática de exercícios físicos. É importante lembrar que, no caso dos gatos, a brincadeira é uma forma de exercício físico que também fortalece a relação com o seu tutor e satisfaz os seus instintos de caça."

  6. "Apesar de os gatos lamberem o pelo, é possível ajudá-los na higiene para evitar problemas no futuro. Por exemplo, escová-los diariamente ajudará a evitar o risco de formação de bolas de pelo no trato digestivo."

  7. "É recomendável que os gatos realizem pelo menos um check-up anual no médico veterinário, e dois no caso de gatos com mais de 7 anos. Nestas consultas, o médico veterinário avaliará o estado geral do gato (condição corporal e peso, comportamento, alimentação…) e poderá detetar qualquer problema de saúde a tempo. Para além disso, é importante conhecer e estar atento às mudanças no comportamento do gato, pois podem ser um indicador de que algo não está bem com a sua saúde."

Leia Também: Plantas e flores que podem ser tóxicas para cães e gatos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório