Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Apanhar Covid-19 pode ser menos grave do que gripe, dizem cientistas

Em causa está, por exemplo, a imunidade que a maioria das pessoas já tem.

Apanhar Covid-19 pode ser menos grave do que gripe, dizem cientistas
Notícias ao Minuto

08:06 - 19/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Ficar doente com gripe pode ser mais grave do que ter Covid-19. Vários cientistas acreditam que o grau de proteção contra o coronavírus é maior para grande parte da população.

Leia Também: Nova esperança. Fármaco mostra-se eficaz no tratamento de Covid grave

“A menos que surja uma variante mais letal, a ameaça da Covid-19 diminuiu consideravelmente para a maioria das pessoas, da mesma forma como têm vivido com uma gripe sazonal”, explica a médica Monica Gandhi ao National Public Radio.

A imunidade que a população mundial já adquiriu, com a vacinação, ou mesmo com a infeção, acaba por ser um dos argumentos apontados pela médica bem como por outros especialistas da área.

Acreditam também que a mortalidade associada à Covid-19 é exagerada. “Houve muitas pessoas que morreram por outros motivos apesar de testarem positivo à Covid. Mais de 70% das hospitalizações estão nesta categoria”, continua Monica Gandhi.

A médica afirma ainda que a doença prolongada devido ao vírus também tem vindo a baixar. “Se alguém apanhar Covid e for grave pode levar à Covid longa. Ainda assim, à medida que a doença se tornou mais leve, as taxas de Covid longa também diminuíram”, explica.

Também o médico William Schaffner, investigador da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, é da mesma opinião. “Se tivermos uma época de gripe grave e se as variantes da Covid continuarem a causar doenças leves, este inverno poderá ser uma altura com níveis de gripe muito piores do que Covid."

Leia Também: Covid longa. Duas ou mais doses da vacina reduzem a maioria dos sintomas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório