Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Nova esperança. Fármaco mostra-se eficaz no tratamento de Covid grave

Saiba o que dizem investigadores brasileiros.

Nova esperança. Fármaco mostra-se eficaz no tratamento de Covid grave
Notícias ao Minuto

16:30 - 16/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um grupo de investigadores da  Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, sugere que niclosamida, um antiparasitário utilizado no tratamento de infeções intestinais causadas pelo parasita ténia (bicha solitária), pode ser uma 'arma' eficaz no tratamento de casos graves de infeção por Covid-19, refere um estudo publicado na revista Science Advances. O fármaco consta da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde.

Em laboratório, mostrou-se promissor no combate à inflamação provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2. No entanto, os cientistas entendem que são necessários mais estudos que confirmem a eficácia da fórmula que, originalmente, é usada para combater casos de ténia.

Leia Também: Portugal recebe segunda-feira 1.ªs doses da nova vacina contra a Ómicron

Segundo os autores do estudo, a atual fórmula do medicamento - aquela que é vendida em farmácias — não funciona para tratar os efeitos da Covid-19 nos pulmões e, por isso, precisaria de sofrer uma reformulação, caso a pesquisa avance conforme o esperado. “Não é absorvido no estômago, por isso funciona para vermes intestinais. Mas não vai funcionar para Covid-19 se for administrado por via oral. Para contornar esse problema, será necessário desenvolver uma nova formulação do fármaco, que chegue diretamente aos pulmões", explica Dario Zamboni, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e integrante do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, ambos no Brasil, à Agência Fapesp.

Leia Também: População residente em Portugal com imunidade de 95,8% contra a Covid-19

No estudo, os investigadores da USP avaliaram os efeitos de niclosamida em ratos infectados com SARS-CoV-2 e em glóbulos brancos presentes no sangue de doentes com Covid-19. Em ambos os cenários, o medicamento mostrou-se eficaz e desencadeou uma melhor resposta do que outros medicamentos já testados.

De acordo com Zamboni, os efeitos anti-inflamatórios da niclosamida podem bloquear um mecanismo imunológico conhecido como inflamassoma. Este provoca uma resposta desproporcional do sistema imunitários e, nesses casos, o organismo ataca o próprio corpo — através das citocinas —, piorando a infeção por Covid.

O inflamassoma também está envolvido em doenças autoimunes, neurodegenerativas, gripe, alguns tipos de cancro e de infeções, incluindo zika, chikungunya e febre do Mayaro. 

Leia Também: Infarmed suspende e retira do mercado (mais) uma máscara cirúrgica

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: "O mundo nunca esteve em melhor posição para acabar com a pandemia"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório