Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Risco de desenvolver Alzheimer é três vezes maior nestas pessoas

É o que indica um estudo.

Risco de desenvolver Alzheimer é três vezes maior nestas pessoas
Notícias ao Minuto

19:00 - 15/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

Quem sofre de alopecia,  uma condição natural em que o cabelo se torna gradualmente mais fino com o avançar da idade, tem uma maior propensão para a demência, refere um estudo. A investigação, publicada no Journal of Clinical Psychiatry, indica que o risco é três vezes superior. 

Segundo o principal autor do estudo, Cheng-Yuan Li, esta ligação deve-se, entre outros fatores, à partilha de citoquinas, proteínas inflamatórias produzidas pelo sistema imunitário que acabam por ter uma resposta exagerada prejudicial ao doente.

Leia Também: Comichão que não passa e não só. O que é e como tratar dermatite atópica

Os investigadores analisaram dados  de 2534 indivíduos com alopecia areata, comparando-os com 25 340 pessoas saudáveis, com cerca de 54 anos. Com base nestas informações, descobriram que aqueles com a doença tinham mais hipóteses de desenvolver demência, um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria, recorde-se, não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência. 

Leia Também: Muitos casos de demência podiam ser evitados desta forma

Neste grupo, os cientistas notaram que existia um risco três vezes superior de desenvolver "qualquer forma de demência" e um risco quatro vezes maior de desenvolver a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência.

A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

Leia Também: Pressão arterial no limite? Oito estratégias para reduzir os níveis

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório