Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Suores noturnos. Os principais motivos e como os evitar

Podem ser comuns no verão, mas não só.

Suores noturnos. Os principais motivos e como os evitar
Notícias ao Minuto

23:01 - 09/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sono

Acordar a meio da noite com suores é algo comum a muitas pessoas. O motivo nem sempre é fácil de explicar. Encontrar uma solução para os parar também pode ser difícil. A verdade é que podem ocorrer no verão, quando está muito calor, mas não só.

Segundo Tara Youngblood, especialista do sono, podem ser várias as razões que explicam estes suores noturnos. O importante é perceber qual destes motivos o está a afetar e como evitá-lo no futuro.

Leia Também: Passa a noite a ressonar? Esta é a melhor posição para dormir

A roupa de cama

Pode estar a fazer algum tipo de reação ao tipo de tecido que tem na fronha, no lençol e colchão. Experimente outro tipo de tecidos mais leves.

Alterações hormonais

Entrar num período de mudança pode levar a este tipo de suores. A menopausa, por exemplo, acaba por ser um fator explicativo. A gravidez e os ciclos menstruais são outras das razões apontadas pela especialista.

Medicamentos

Alguma da medicação que está a tomar pode estar a interferir com o sono e levar a estes suores. O melhor é falar com o médico que os receitou e perceber que pode fazer alguma alteração.

Hiperidrose

É uma disfunção das glândulas sudoríparas que leva a que tenha suor excessivo. Os períodos mais críticos, neste caso, estão a acontecer durante a noite.

Stress

Grandes níveis de stress podem levar a que tenha pesadelos e sonhos mais pesados. Como consequência acaba por suar em demasia.

Dieta e o álcool

Os dois fatores conjugados, e mesmo em separado, podem fazer com que tenha noites mal dormidas. O funcionamento do sistema nervoso é desregulado assim como a temperatura do corpo.

E como é que os pode prevenir?

Algumas das dicas passam por trocar a roupa de cama por tecidos mais leves e transpiráveis. Também reduzir a temperatura do quarto à noite pode ajudar. Evitar beber álcool antes de dormir e refeições muito pesadas é outro dos conselhos dados pela especialista do sono.

Leia Também: Desejos noturnos. Esta é a melhor forma de os evitar e manter a dieta

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório