Comer os alimentos certos pode ajudar a diminuir o risco de demência. Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista Neurology. Alguns ingredientes podem trazer ao corpo os antioxidantes necessários para manter esta doença controlada.
“Os antioxidantes podem ajudar a proteger o cérebro do stress oxidativo, que causa danos às células”, explica a pesquisa que foi feita pelo National Institutes of Health 's National Institute.
Leia Também: Andar este número de passos por dia reduz risco de demência
Foram identificados alguns antioxidantes essenciais e em que alimentos estão presentes.
Luteína
Tem propriedades anti inflamatórias e é fácil de encontrar em vegetais verdes. É o caso das couves, espinafres, brócolos, alface, ervilhas, couve de Bruxelas e courgette.
Zeaxantina
Mais um nome pomposo que o vai ajudar a prevenir a demência. Está também associado a uma melhor saúde ocular e ajuda nos problemas de coração. Pode encontrar este antioxidante em frutas como a manga, o melão e a laranja, mas também no milho.
Beta-criptoxantina
É responsável por várias funções vitais no organismo, como é o caso do transporte de vitamina A. Pode ser encontrado no mamão, tangerinas e ainda em laranjas.
Leia Também: Passa muitas horas sentado? Corre o risco de ter demência e diabetes