Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Stress durante a gravidez pode ter impacto emocional negativo no bebé

É a conclusão de um estudo, feito nos Estados Unidos, publicado esta semana.

Stress durante a gravidez pode ter impacto emocional negativo no bebé
Notícias ao Minuto

16:22 - 09/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

O stress pode ser muito prejudicial, especialmente, para pessoas mais vulneráveis, como as grávidas, por exemplo. Agora, investigadores descobriram que bebés de mães com elevados níveis de stress, durante a gravidez, mostraram, aos três meses, sentimentos como medo, tristeza e angústia.

Os responsáveis pelo estudo, publicado na revista científica Infancy, pediram a 62 mulheres grávidas que completassem questionários, sobre os seus níveis de stress, até quatro vezes ao dia, durante 14 semanas.

Depois, quando os bebés fizeram três meses, as mães preencheram outro questionário, que ajudou os investigadores a interpretar os sentimentos dos bebés.

Com estas informações, concluíram que as mulheres com flutuações nos níveis de stress, relatavam que os seus bebés pareciam zangados e choravam ou ficavam agitados quando eram deixados nos berços. Além disto, também demonstravam angústia, quando estavam cansados e tornavam-se mais dependentes dos pais, quando eram apresentados a um adulto desconhecido. 

Para os investigadores, o próximo passo é continuar a investigar, para tentar perceber se as variações nos níveis de stress afeta as mães biologicamente e os efeitos que têm nas crianças.

Além disto, é normal que se sinta mais stress durante a gravidez, por isso, são necessários mais dados para determinar que níveis afetam os bebés, disse Leigha MacNeill, autora do estudo, à CNN internacional. 

Leia Também: Do teste ao pós-parto, tudo o que as grávidas (e recém-mamãs) devem saber

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório