Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Os brinquedos sexuais podem ser benéficos na preparação para o parto?

A Lelo explica.

Os brinquedos sexuais podem ser benéficos na preparação para o parto?
Notícias ao Minuto

15:57 - 06/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

Durante a gravidez, o sexo pode ser a última coisa em que pensar, mas a verdade é que este pode - e deve - ser um grande momento para as mulheres se concentrarem no prazer.

Quer seja sozinha ou com um parceiro ou parceira, o sexo na gravidez traz muitos benefícios. Ainda assim, "a condição de cada mulher deve ser avaliada de forma a assegurar que o sexo é seguro em cada caso específico", lembra a Lelo, num comunicado a propósito do Dia da Grávida, que se assinala a 9 de setembro.

"Se se sentir dor ou desconforto durante uma relação sexual ou masturbação, não se deve hesitar em contactar um médico. É por isso importante que as grávidas antes de se aventurarem em ações eróticas, consultem um médico ou ginecologista para garantir que está tudo bem e dentro do normal", acrescenta. 

Oxitocina, a melhor amiga de uma mulher grávida

Há inúmeras maneiras de elevar os níveis de oxitocina. Mas a melhor forma? Orgasmos! Tal como o sexo normal, "o sexo na gravidez vem com muitos benefícios que podem ajudar na preparação para o parto": ajuda a aliviar o stress, melhora o humor e ajuda na união com o parceiro ou parceira. Além disso, também aumenta o fluxo sanguíneo que resulta numa pele brilhante e pode ajudar a aliviar dores de cabeça e contrações.

Leia Também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz

Para a preparação plena do parto, o foco deve ser relaxar os músculos do pavimento pélvico. "Os orgasmos são a maneira mais prazerosa de treinar e fortalecer o pavimento pélvico, ajudando a tonificar os músculos da vagina e a prepara o pavimento pélvico para o parto."

Os orgasmos também ajudam de outras formas, principalmente na sensação de bem-estar, resultado da oxitocina que é libertada. E também ajudam a iniciar o processo de parto tal como atenuar as dores consequentes.

"Médicos e ginecologistas podem recomendar que se evite sexo com penetração em casos de gravidez de risco ou preocupações com partos prematuros, mas a masturbação não deixa de ser uma opção segura e uma ótima forma de libertar a tensão", escreve a marca produtos de bem-estar íntimo, sublinhando que "é o momento ideal para se descobrir a estimulação das várias zonas erógenas e os diferentes brinquedos sexuais".

"A melhor forma de sexo sem penetração é a estimulação clitoriana", pois pode fazer com que a mulher consiga concentrar-se mais na sua vagina e pélvis durante a gravidez. O resultado é que exista mais controlo nas sensações experienciadas numa altura em que o corpo pode sentir-se diferente. 

Durante a euforia da excitação e do prazer, é importante não esquecer a segurança. No que toca a brinquedos sexuais, a segurança passa por material de alta qualidade, não poroso, para que não exista acumulação de bactérias. Sobretudo durante a gravidez, "a prioridade deve passar sempre por manter os brinquedos sexuais limpos de forma a evitar infeções vaginais".

A Lelo lembra ainda que é normal mulheres perderem interesse em qualquer forma de sexo durante a gravidez, por razões como cansaço, enjoos ou preocupações. "É normal e está tudo bem com isso. A gravidez é um processo único, de grande mudança, em que tudo acontece bastante rápido. O importante é aproveitar os nove meses da maneira como se sintam melhor."

Leia Também: Seis casos em que sexo na gravidez é contraindicado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório