Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 33º

Ressona? Pode estar mais em risco de cancro, demência e não só

São as conclusões de três estudos apresentados durante a mais recente conferência da Sociedade Respiratória Europeia, em Barcelona, Espanha.

Ressona? Pode estar mais em risco de cancro, demência e não só
Notícias ao Minuto

07:06 - 06/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Investigadores afirmam que pessoas com apneia do sono obstrutiva, cujo principal sintoma é ressonar, pode aumentar, significativamente, o risco de vir a desenvolver cancro, doenças cardiovasculares e demência. 

Então, uma equipa de investigadores suecos descobriu que, quando dormem, as pessoas com este problema estão a cortar o fornecimento do oxigénio, durante alguns segundos, estimulando o aparecimento de tumores, coágulos sanguíneos e perda de células cerebrais. Aumentando assim o risco de problemas como cancro. 

Para esta equipa, é importante começar a considerar a apneia do sono obstrutiva um fator de risco para cancro, por isso, vão continuar a estudar esta relação. 

Já um segundo estudo, afirma que a privação de oxigénio que acontece, devido à apneia do sono, provoca um declínio, significativo, na função cognitiva global, capacidade de pensamento e memória verbal, em pessoas mais velhas. No entanto, é provável que nem todos os pacientes, sofram este problema ao mesmo nível e o fenómeno vai continuar a ser estudado.

O terceiro estudo demonstrou que pessoas com apneia do sono obstrutiva grave têm mais probabilidades de desenvolver coágulos no sangue, provocando ataques cardíacos, ou outros eventos e problemas cardiovasculares.

Leia Também: Não prega olho? Aprenda a ajustar o horário do sono depois das férias

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório