Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Afinal, quanto tempo é que dura o leite depois do fim da validade?

Há diferenças entre o leite fresco e o pasteurizado. Tenha atenção.

Afinal, quanto tempo é que dura o leite depois do fim da validade?
Notícias ao Minuto

17:38 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Leite

Existem pessoas que cumprem à risca as datas de validade. Depois há aquelas que vão vendo como é que os produtos estão para os consumirem. A verdade é que as datas são sempre um indicativo, mas não quer dizer que o produto esteja estragado. No caso do leite, pode ser consumido depois do prazo ter terminado, mas convém não passar um certo número de dias. Saiba tudo.

Uma das principais diferenças no leite é se é fresco ou pasteurizado. No primeiro caso o ideal é que seja consumido até sete dias. No segundo caso, pode depender se já foi aberto ou se ainda se encontra fechado.

Leia Também: Tenha cuidado com as bebidas vegetais. São fracas em nutrientes

O departamento de ciência alimentar da universidade de Cornell, nos Estados Unidos, explica que o leite fechado pode ser consumido entre dois a cinco dias após o fim da validade. Fechado pode chegar até aos sete.

Já no caso de embalagens com tratamento asséptico, que juntam leite pasteurizado a alta temperatura em recipientes esterilizados, a duração pode chegar até aos 90 dias se não for aberto. Já se tiver sido bebido, o tempo de vida baixa para os 10 dias.

A principal diferença na validade está no facto de o leite ser ou não pasteurizado. Não existe diferença nas opções com menos teor de gordura, desnatados ou sem lactose.

Megan Holdaway, gerente de nutrição do Dairy Council, na Califórnia, afirma que não devem existir preocupações no consumo. “É mais do que seguro beber leite depois da data que está na embalagem.”

O melhor é sempre confiar nos seus sentido. Se sentir um cheiro algo azedo, a mofo, ou identificar corpos estranhos, o melhor é não consumir. Isto é algo que, ainda assim, pode acontecer a um leite que ainda está no prazo. Pode, por exemplo, não ter sido armazenado nas devidas condições.

Guardá-lo no frigorífico e longe de alimentos com odores fortes é uma das dicas para que o consiga preservar por mais tempo.

Leia Também: Leite. "A evidência científica aponta para um efeito promotor da saúde"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório