Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Melanoma: Os sintomas que o deviam estar a preocupar

É cancro de pele mais grave. Existem formas de o prevenir e detetar de forma precoce.

Melanoma: Os sintomas que o deviam estar a preocupar
Notícias ao Minuto

12:25 - 29/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro

O melanoma é um dos cancros de pele mais mortais em todo o mundo. Quando detetado precocemente aumenta (e muito) as hipóteses de sobrevivência. Existem sinais a ter em conta e também formas de o prevenir. Descubra-as.

“Muitas vezes o melanoma surge como um simples sinal no corpo e pode até desenvolver-se noutro que já tenha. Todos os tipos de pele estão suscetíveis”, explica o dermatologista Kellie Reed.

Leia Também: Beber chá ou café quente pode aumentar o risco de cancro

E não é apenas nas zonas mais óbvias que pode ocorrer. “Pode também aparecer em zonas que não recebem uma exposição solar significativa, com os olhos, as unhas, nos dedos das mãos ou dos pés”, continua o médico Simran Sethi.

Além de uma maior exposição aos raios ultravioleta (UV), outros fatores de risco de vir a desenvolver melanoma passam pelo histórico de doenças familiares que baixam as defesas do sistema imunológico.

As hipóteses de tratamento são bastante elevadas quando é detetado de forma precoce. “As pessoas tratadas precocemente têm uma taxa de sobrevivência de 99%. Pode não acontecer caso o melanoma se tenha espalhado para outros órgãos do corpo”; avisa Kellie Reed.

Algumas das formas de prevenção acabam por ser bem conhecidas de todos. “A exposição elevada ao sol é uma delas. A exposição aos raios UV é um grande fator de risco”, continua o dermatologista.

Usar protetor solar, evitar estar ao sol nas horas de maior calor, usar roupas com proteção UV e beber água com frequência são algumas das dicas. Como forma de prevenção, o ideal é marcar uma consulta no dermatologista uma vez por ano.

Existem sinais que consegue perceber se estão a evoluir ao longo do tempo. Ainda assim, há zonas onde não consegue fazer essa análise tão frequentemente. Por exemplo, nas mulheres é na zona atrás das pernas a área mais comum para a formação do melanoma.

Leia Também: Projeto visa reduzir risco de cancro em síndromes tumorais hereditárias

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório