Procurar

Covilhã cria feira que alia artesanato, 'design' e outras artes

A Covilhã recebe este evento entre 8 a 11 de setembro.

Covilhã cria feira que alia artesanato, 'design' e outras artes

© Shutterstock

Lusa
26/08/2022 18:38 ‧ há 3 anos por Lusa

Lifestyle

Eventos

A Covilhã recebe em setembro a primeira edição da 'FIADA - Feira Internacional de Artesanato Design e outras Artes', que vai promover a troca de saberes entre artesãos e artistas e que terá espetáculos musicais.

O evento, que decorrerá de 08 a 11 de setembro, foi concebido para Câmara da Covilhã e conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito de um projeto de promoção das artes e ofícios.

"Queremos mostrar como a arte, o 'design' e o artesanato podem ser estratégias e instrumentos de um trabalho social e educativo de qualidade", referiu a vereadora da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, durante a apresentação desta feira.

Nesta primeira edição, o certame terá uma dimensão nacional, mas a ambição da internacionalização já está presente no nome (FIADA), que também remete para os fios que sempre se teceram na Covilhã, cidade que chegou a ser conhecida como a "Manchester portuguesa", por ter um grande número de fábricas têxteis e de lanifícios, e que recentemente foi classificada como Cidade Criativa da UNESCO na área do 'design'.

Uma chancela que também está associada ao novo evento, que colocará em "diálogo" artesãos e designers, o que deverá contribuir para que os artesãos tenham contacto com a inovação e novas linguagens, enquanto os designers têm a possibilidade de ter contacto direto com técnicas tradicionais, apontou Regina Gouveia.

"Acreditamos que será uma experiência enriquecedora", disse, referindo que os artesãos poderão "despertar mais" para o valor acrescentado do 'design' e que os artistas podem beneficiar do contacto com a experiência e saber dos artesãos.

Segundo especificou, o programa integra a componente expositiva, bem como a realização de oficinas e a componente educativa com ateliês para crianças.

Está confirmada a presença de 40 artesãos certificados, 35 dos quais ligados aos têxteis e os restantes de ofícios ligados à madeira, ferro e barro. A tudo isto, junta-se ainda a componente de animação com grupos locais e concertos musicais.

Nos grupos locais está prevista a atuação da Filarmónica Recreativa Cortense (dia 8), das Concertinas de Orjais (dia 9), da Associação de Bombos "Toca a Bombar" (dia 10) e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio (Tocata).

O cartaz musical conta como nomes como Projeto Pura (dia 8), Luís Trigacheiro (dia 9), Nena (dia 10) e Filipa Bidarra (dia 11).

Com entrada livre, o certame realiza-se no Jardim das Artes e decorrerá entre as 17 horas e a meia-noite de cada dia, sendo que as atuações dos grupos locais são às 21:30 e os concertos às 22:30.

Também estarão representadas várias entidades locais, bem como duas cidades criativas da UNESCO na área do artesanato em Portugal (Caldas da Rainha e Barcelos).

O investimento total é de 50 mil euros, cerca de 16 mil dos quais financiados pelo IEFP.

Leia Também: Mais de 40 produtores marcam presença na Feira do Vinho do Dão, em Nelas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10