Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
37º
MIN 18º MÁX 37º

Para seu bem, nunca mais volte a aquecer estes alimentos no microondas

O melhor é usar o forno ou até a frigideira.

Para seu bem, nunca mais volte a aquecer estes alimentos no microondas
Notícias ao Minuto

09:45 - 25/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O microondas é um dos equipamentos mais usados na cozinha. Em poucos minutos fica com o almoço ou o jantar aquecidos, sem ter de ligar o forno ou sujar uma frigideira. Ainda assim, existem casos em que é melhor fazê-lo. Existem alimentos que não devem ser expostos às ondas eletromagnéticas. Descubra quais e por que os deve manter afastados.

Leia Também: É verdade! Este brownie fica pronto em três minutos no microondas

Leite materno

Um dos perigo vai encontrar também noutro tipo de comidas que se dão às crianças. Como não aquece de forma uniforme podem existir partes mais quentes do que outras, o que pode levar a queimaduras na boca e garganta da criança.

Depois há o risco de cancro associado ao aquecimento do plástico, onde por norma é congelado o leite materno.

Carne processada

Os produtos químicos e conservantes que têm podem muitas vezes acabar por desenvolver algumas substâncias perigosas para a saúde. Segundo o Journal of Agricultural and Food Chemistry pode até levar a uma explosão de radiações.

Arroz

O  Food Standards Agency avisa que se o fizer pode correr o risco de ter uma intoxicação alimentar. O calor mata algumas das bactérias do arroz, mas pode acabar por produzir outras toxinas.

Frango

O frango tem sempre um risco associado de contaminação por salmonela. Se não for bem cozinhado, não o aqueça no microondas. O ideal é saber que não está a colocar frango cru no equipamento, já que não o irá cozinhar na totalidade.

Folhas verdes

Couves, espinafres ou aipo deve ser aquecidos de uma outra forma. Alguns dos componentes naturais podem converter-se em nitrosaminas, que são potencialmente cancerígenas.

Beterraba

O mesmo que acontece com as folhas verdes, também é provável que aconteça com as beterrabas e até mesmo os nabos. Outra opção é comê-los frios.

Malaguetas e pimentas

O produto químico que lhes dá o picante pode ser libertado no ar quando aquecidos. Uma das consequências é a entrada nos olhos e garganta de tais substâncias.

Uvas

Assim que aquecidas no microondas, as uvas produzem plasma, um gás que emite luz. Um vídeo da University of New England mostrou que a substância criada por apenas duas uvas era suficiente para derreter um recipiente de plástico.

Ovo

Cozer um ovo no microondas é quase como fazer uma mini panela de pressão. O resultado pode ser uma pequena explosão quando cozinhado demasiado. Tal explosão pode acontecer quando o retira ou até mesmo quando o está a comer. Para evitar tal pressão, o melhor é, quando o reaquecer, cortar em pedaços mais pequenos. Tem é de ser cozido previamente.

Leia Também: Comer apenas quando tem fome pode ajudá-lo a perder peso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório