Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dormir mal pode afetar (e muito) a saúde dos seus dentes

A privação de sono pode manifestar-se através de sintomas que afetam os dentes.

Dormir mal pode afetar (e muito) a saúde dos seus dentes
Notícias ao Minuto

20:00 - 23/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Uma (ou várias) noites mal dormidas podem ter consequências para a saúde que talvez desconheça. Para o ajudar, o jornal Metro, falou com um especialista, para identificar os sintomas de privação de sono, que se podem manifestar nos dentes.  

Sundeep Patel, dentista especializado em cosmética, começa por dizer, ao jornal, que quando se dorme mal, o nosso corpo produz uma quantidade elevada de hormonas inflamatórias. Algo que pode aumentar, muito, o risco de vir a desenvolver gengivite, problema que se caracteriza por causar gengivas inflamadas e inchadas. Com isto fica mais vulnerável a doenças gengivais como periodontite.

Além disto, se o problema não for tratado, pode começar a ficar com alguns dentes mais soltos e, em alguns em casos, é possível que caíam. 

Não conseguir descansar também pode ser a razão pela qual tem mau hálito. Já que dormir pouco faz com que produza menos saliva, essencial para manter a boca limpa, e por isso, são formadas mais bactérias. Tudo isto pode fazer com que a boca desenvolva um odor pouco agradável. 

No geral, ranger ou apertar os dentes, regularmente, é um sinal de que não está a descansar o suficiente. Se não começar a descansar melhor, pode começar a sofrer de bruxismo, um problema que provoca "uma série de problemas dentários, como dentes danificados, lascados ou tortos, distúrbios da mandíbula, aumento da sensibilidade dentária e desgaste do esmalte", diz Sundeep Patel. 

Também é muito provável, segundo o especialista, que depois de uma noite, especialmente, mal dormida negligencie a sua rotina de cuidados dos dentes. Por isso, se isto acontecer várias vezes, pode prejudicar a sua saúde oral. É importante escovar os dentes e usar fio dental para garantir que, por exemplo, partículas de alimentos não ficam alojadas entre as gengivas e dentes, durante muito tempo. 

Leia Também: Está a comer demasiado açúcar e estes são os sinais que o devem preocupar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório