Meteorologia

  • 05 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Vai de férias? Leia estas dicas essenciais para dormir bem fora de casa

Tudo para aproveitar as férias como deve ser.

Vai de férias? Leia estas dicas essenciais para dormir bem fora de casa
Notícias ao Minuto

19:22 - 13/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Viagens para fora do país, escapadinhas de fim de semana ou férias em família são programas muito comuns durante o verão. Tudo isto significa que vai passar uns dias longe da sua cama e, por isso, pode ter dificuldades em dormir. Mas nada tema. 

O Thomas Høegh Reisenhus, especialista em sono, deu algumas dicas, que o vão ajudar muito, ao Wellbeing News, portal online dedicado ao bem-estar. 

Para tentar evitar o jet lag deve começar a preparar-se ainda no avião ou até mesmo antes de entrar. Quando chegar ao aeroporto tente não consumir bebidas com cafeína se quiser dormir no avião. Além disto, pode ajudar mudar as horas do relógio, para a hora local do seu destino, mal entre e se sente no avião. Assim vai poder começar a adaptar os seus padrões de sono a esse horário.

O especialista recomenda que mesmo que ainda esteja no avião, assim que chegar a hora do jantar no seu país de destino, também deve fazer a refeição assim que conseguir e ir dormir. A rotina de noite também pode ser feita no avião. Só precisa de levar roupa confortável e os seus produtos de cuidados de pele. Deve tentar lavar os dentes e refrescar-se, antes de dormir, e se já tiver o hábito, ler ou meditar podem ajudar. 

Leia Também: Dormir, no mínimo, sete horas faz bem ao coração

A adaptação a um local novo pode ser complicada, especialmente, na hora de ir dormir. Para contrariar isto pode tentar replicar o ambiente do seu quarto no hotel. Por exemplo, se normalmente dorme com a porta à sua direita, tente continuar a fazê-lo. Também pode (e deve) ter consigo alguma fragrância que o faça lembrar a sua casa e o seu quarto. 

Toda a rotina de preparação, antes de ir para a cama, deve ser igual ou semelhante, a que faz em casa, tudo para se sentir mais confortável. 

Não se deixe entusiasmar à hora do jantar. Bem sabemos que é a oportunidade perfeita para provar coisas novas, no entanto, comer em excesso vai prejudicar o seu sono. Quando quiser experimentar muitas coisas novas, faça-o ao almoço, garantindo que tem tempo para digerir a refeição. 

Nas horas antes de ir para a cama pode comer, como um 'snack', alimentos ricos melatonina e magnésio, que vão ajudá-lo a dormir e a relaxar os músculos. Cerejas ou um 'smoothie' de banana e morango são as sugestões do especialista. 

Também é importante que não se perca entre copos de vinho e cocktails. O álcool vai afetar o seu ciclo de sono e não o vai deixar dormir descansado. Se quiser mesmo beber faça-o durante o dia ou, se o fizer à noite, garanta que bebe um copo de água por cada bebida alcoólica.  Assim não se vai desidratar

Descansar é uma parte essencial das férias. Tente não ter alarmes e deixe o seu corpo dormir as horas que precisa. No entanto, é importante criar uma rotina de sono, para não a transmissão, quando voltar a casa, não ser tão difícil. Outro benefício das férias é que pode dormir as sestas todas que quiser. Aproveite. 

É normal que, durante o verão, as noites sejam mais quentes, mas o especialista não recomenda que durma com o ar condicionado ligado. Ventilação natural é sempre melhor, por isso, pode usar ventoinhas, se o barulho não o incomodar. Não se esqueça de colocar o seu pijama mais leve e fresco na mala também vai ajudar. 

Leia Também: Não consegue dormir por causa do calor? Use estas dicas

[Notícia atualizada às 09h54 de 16/08]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório