Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Seis conselhos essenciais para 'suportar' a gravidez nos meses de verão

Tudo para aguentar o verão da melhor forma.

Seis conselhos essenciais para 'suportar' a gravidez nos meses de verão
Notícias ao Minuto

21:09 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

Normalmente, o verão é sinónimo de descanso, desconexão e diversão, no entanto, para mulheres grávidas pode não ser bem assim. Para ajudar a INTIMINA, empresa sueca dedicada aos cuidados da saúde íntima feminina, criou uma lista com conselhos essenciais para os próximos tempos.

Dieta equilibrada e energética

O mais importante, nesta altura, é estar atento às necessidades do bebé e da mãe, para fazerem uma dieta saudável. As grávidas devem evitar alimentos gordurosos, picantes ou ligeiramente condimentados. Por outro lado, consumir produtos que contenham ferro, para prevenir a anemia, ou ácido fólico, fundamental para o desenvolvimento do cérebro e da medula espinal do bebé, é crucial para uma gravidez saudável. Este último encontra-se de forma natural nos espinafres, lentilhas, espargos ou nos morangos. Além disto, os suplementos vitamínicos, sempre receitados por um médico, podem ser uma grande ajuda para evitar o cansaço no verão.

Leia Também: Cientistas criam 'adesivo' que permite a grávidas ver o bebé no telemóvel

Hidratação

Beber água ou outros líquidos, frequentemente, é essencial para manter o corpo hidratado, nos meses com temperaturas altas, suportar o calor, eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos. A fruta também é uma opção muito boa já que existem várias opções que têm muita água.

Descanso

O calor baixa a tensão e faz com que se sinta mais cansada. Dormir, no mínimo, oito horas, por dia, é recomendável para enfrentar o dia seguinte com energia. Se lhe custa adormecer, faça exercício físico (sem grandes esforços) para chegar à noite cansada.

Mantenha-se em forma e tenha hábitos de vida saudáveis

Os benefícios de fazer desporto são muitos. Além de aumentar a energia, a vitalidade e o humor, determinados exercícios, podem ajudar a aliviar os sintomas associados à gravidez desde as dores nas costas ao stress.

Nadar ou praticar aeróbica aquática são boas formas de fazer exercício durante as férias. Com a água a sustentar o corpo, não prejudicará as articulações, como em atividades de grande impacto como correr. Além disto, tonifica os músculos e melhora a circulação. Por outro lado, praticar ioga pode ter um efeito relaxante, sobretudo em termos de respiração, e sintonia com o corpo, fatores importantes na preparação para o parto.

Fazer exercícios de 'kegel' é um hábito que se deve ter antes e durante a gravidez. Servem para fortalecer os músculos do pavimento pélvico que oferece suporte ao útero, à uretra, aos intestinos e ao ânus. São partes do corpo que podem sofrer danos durante a gravidez e parto, resultando em incontinência. Além disto, como melhoram a circulação, também ajudam a prevenir as hemorroidas e a que as mulheres tenham maior controlo dos músculos durante o parto. 

Use roupa fresca

Usar roupa cómoda e fresca ajudará a suportar o calor intenso que se sente em agosto. Tecidos como algodão, seda e linho, em cores claras, são os mais recomendáveis, também é importante que não sejam demasiado apertados. Já que as roupas muito apertadas podem provocar excesso de suor e possíveis infeções nas dobras da pele. 

Cuide da pele

É importante proteger a pele contra os raios ultravioleta, com protetor solar, beber água também é fundamental para uma pele suave e saudável.

Leia Também: Seis casos em que sexo na gravidez é contraindicado

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório