Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

O pequeno-almoço ideal para cada idade

Ao longo da vida o corpo muda e é essencial saber adaptar a alimentação.

O pequeno-almoço ideal para cada idade
Notícias ao Minuto

07:00 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

É essencial fazer mudanças na alimentação ao longo dos anos, porque, em cada fase da vida, as necessidades nutricionais vão mudando. Como o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, o Huffpost, meio de comunicação, falou com nutricionistas para perceber quais são os alimentos que não podem faltar na mesa, para diferentes idades. 

No geral, crianças pequenas, com idades entre os dois e os seis anos, são muito picuinhas com a comida. Por isso, não comem uma grande variedade de alimentos, algo que pode prejudicar a digestão, por exemplo. 

Pode ser útil começar a fazer um prato com 'snacks', diz a nutricionista Marissa Meshulam, que recomenda servir-lhes um ovo em pequenos pedaços e torradas partidas em tiras. Além disto, pode experimentar barrar o pão com um pouco de abacate, que tem gorduras saudáveis, e incluir algumas frutas, também em pedaços pequenos, para diversificar o prato. 

Leia Também: Colesterol alto? Saiba o que deve comer ao pequeno-almoço para o baixar

Para miúdos com menos de 12 anos é essencial, para a saúde dos ossos e dentes, garantir nutrientes como cálcio e vitamina D. Fazer 'smoothies' pode ser uma boa ideia já que assim vão estar a comer frutas (e até vegetais) com iogurte ou leite.

Quando chegam a adolescentes, com idades entre os 13 e os 17, começam a ter uma agenda mais ocupada. Isto significa que é essencial que consigam comer, ao pequeno-almoço, o suficiente para terem energia durante o dia. Ovos, salsichas, bacon, feijão e pão são os alimentos recomendados por Marissa Meshulam. Têm muitos nutrientes incluindo ferro essencial para pessoas desta idade. 

Entre os 18 e os 30 anos é muito comum negligenciar o pequeno-almoço. Então, para estas pessoas, as nutricionistas dizem que pode apostar em alimentos como barritas de granola, papas de aveia (pré-feitas) ou 'smoothies'.

Leia Também: Ainda não tomou o pequeno-almoço? Beba este 'smoothie'

O ideal é que a refeição seja composta por, pelo menos, dois grupos alimentares. A nutricionista Barb Ruhs recomenda, ao Huffpost, combinações como pão integral e abacate ou iogurte grego com fruta fresca. São alimentos ricos em nutrientes como vitamina D e cálcio e que fazem falta a pessoas desta faixa etária.

No geral, as pessoas com idades entre 40 e 60 anos, não consomem fibra suficiente, por isso, o menu do pequeno-almoço deve incluir pratos como uma omelete com muitos vegetais, panquecas integrais ou papas de aveia, dizem as especialistas. 

Quando a idade ultrapassa os 60 anos é importante comer alimentos com proteína para preservar a massa muscular que ainda se tem. Estas pessoas podem comer, pela manhã, ovos mexidos, por exemplo. Além disto, também devem comer alimentos ricos em ómega-3 e antioxidantes, para prevenir declínio cognitivo. 

Leia Também: Acordou inchado? Experimente adicionar estes alimentos ao pequeno-almoço

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório