Meteorologia

  • 13 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 28º

Alimentos e bebidas que são prejudiciais para a saúde do seu cérebro

É um dos órgãos mais importantes do corpo e deve ser bem tratado.

Alimentos e bebidas que são prejudiciais para a saúde do seu cérebro
Notícias ao Minuto

08:02 - 06/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Cuidar da saúde do cérebro é essencial e segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, existem vários tipos de alimentos e bebidas que podem ser muito prejudiciais, por isso, devem ser evitados ou pouco consumidos. 

É importante, por exemplo, não abusar das bebidas com muito açúcar como refrigerantes e sumos de fruta. O seu consumo, em excesso, pode resultar em vários problemas como diabetes tipo 2 ou doenças cardíacas.

Além disto, também são prejudiciais para o cérebro porque aumentam, significativamente, o risco de vários tipos de demência, incluindo Alzheimer. É também possível que provoquem problemas na memória, na capacidade de aprendizagem e no funcionamento do cérebro, em geral. 

Os alimentos com carboidratos refinados também não devem fazer parte da sua alimentação. É o caso de arroz e pão branco ou massas que têm um nível glicémico alto - que é rapidamente digerido pelo corpo e pode causar picos de açúcar no sangue e insulina. Os alimentos que têm estas características são conhecidos por prejudicarem o funcionamento do cérebro e causar problemas mais sérios. 

Leia Também: Beber álcool a mais pode acelerar o envelhecimento, diz estudo

Consumir álcool, em excesso, também pode ter consequências muito negativas para o seu cérebro. Podendo, por exemplo, reduzir o volume cerebral, provocar alterações metabólicas e interromper a comunicação entre neurotransmissores, essencial para o bom funcionamento do cérebro.

É também possível que o alcoolismo resulte em síndromes e doenças graves com sintomas como perda de memória, desequilíbrio e problemas na visão.

Peixes com muito mercúrio, como o peixe-espada, não devem aparecer, regularmente, no seu prato, porque podem ser tóxicos. Quando as pessoas o consomem em excesso, ele espalha-se pelo corpo, concentrando-se no cérebro, fígado e rins, já em mulheres grávidas o mercúrio pode acumular-se na placenta e no feto.

Os efeitos de uma intoxicação de mercúrio incluem perturbações no sistema nervoso central e neurotransmissores, podendo também estimular neurotoxinas que causam danos no cérebro. 

Leia Também: Os alimentos e bebidas que deve evitar consumir nos dias mais quentes

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório