Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Os alimentos e bebidas que deve evitar consumir nos dias mais quentes

Com o aumento das temperaturas é essencial ter cuidado com aquilo que se come e bebe.

Os alimentos e bebidas que deve evitar consumir nos dias mais quentes
Notícias ao Minuto

08:18 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Fazer uma alimentação saudável durante o verão pode ser difícil, já que, normalmente, os níveis de apetite variam e a vontade de comer guloseimas aumenta. No entanto, existem alguns alimentos e bebidas que se devia mesmo evitar, durante a estação quente, porque podem ter um impacto negativo no corpo. 

Os primeiros exemplos de bebidas que não deve consumir em grandes quantidades, no verão, são chá e café. Segundo um estudo, citado pelo jornal The Mirror, ambas têm características diuréticas que ajudam os rins a eliminar o excesso de água, o que pode diminuir a pressão arterial. Isto significa que podem provocar muitas idas à casa de banho e fazer com que fique desidratado.

Quando o calor se faz sentir também não é boa ideia comer carne. É um alimento rico em proteínas e, por isso, requer muita energia para digerir, criando um processo de calor chamado termogénese.

Leia Também: As melhores técnicas para conservar alimentos durante os dias quentes

Infelizmente, os gelados também podem aumentar, mais do que outros alimentos, a temperatura corporal, diz o jornal. Algo que acontece porque o corpo tenta compensar, fazendo mais esforço, o arrefecimento rápido iniciado por este e outros alimentos frios. Além disto, normalmente, os gelados têm muito açúcar e gordura, por isso, a sua digestão é mais lenta, o que também pode aumentar a temperatura corporal. 

Apesar de parecer uma fruta capaz de saciar a sede, a manga é outro dos alimentos a evitar, segundo o The Mirror. É uma fruta rica em potássio, um diurético natural, ou seja, comer manga a mais, durante uma onda de calor, pode desidratá-lo. No entanto, é uma boa ideia comer frutas ricas em água como melão ou morangos. 

O mesmo acontece com alguns vegetais como funcho, alho, alcachofras e espargos. Também têm propriedades diuréticas que reduzem a retenção de água. 

Leia Também: Tudo o que precisa de saber (e comer) para não sofrer de falta de ferro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório