A Pedaços de Cacau aliou o sabor do seu chocolate artesanal à alfazema e às bagas goji. Sim, leu bem. A coleção de tabletes artesanais da marca aumentou a sua oferta e passa agora a contar com 12 sabores, disponíveis online e na loja da marca, em Vila de Nova de Gaia.
Sobre a escolha de ingredientes, a marca explica, em comunicado, que "a alfazema, uma planta medicinal com características calmantes traz um toque de frescura e tranquilidade a um sabor mais robusto", como o do chocolate negro. Já o goji, um fruto asiático, "além de ser um superalimento, rico em inúmeros nutrientes, tem um paladar quente".
A tablete de chocolate negro com alfazema (5,20€) é um produto vegan que junta os benefícios do chocolate com as propriedades calmantes da planta. Além de também ser vegan, a tablete com goji (5,20€) combina um superalimento ao chocolate artesanal com um sabor surpreendente e muito singular. Contêm ambos 72% de cacau.
Na mesma nota de imprensa, a Pedaços de Cacau afirma que, de acordo, com um estudo da Frontiers in Nutrition, publicado em 2017, o chocolate negro é benéfico para o cérebro, ajuda-nos a melhorar o desempenho cognitivo no geral, a atenção, a memória e o stress. "Quanto mais elevada for a percentagem de cacau num chocolate, melhor, porque é um ingrediente rico em flavonoides, componentes que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro e fortalecem a nossa atenção e memória."
É também composto por cafeína e teobromina, duas substâncias que melhoram a nossa função cerebral a curto prazo, como é referido numa pesquisa da Frontiers in Pharmacology, de Espanha, realizada em 2015.
Segundo uma pesquisa no Japão, publicada na Frontiers in Behavioral Neuroscience, em 2018, a alfazema contém Iinalol, um composto químico que, quando inalado, é equivalente a tomar um ansiolítico, o que nos deixa mais calmos e descontraídos. E não é tudo. Outro estudo da Faculdade da Ciência da Comida e Nutrição da Polónia, de 2016, refere que o goji tem efeitos positivos no nosso bem-estar, uma vez que contém vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor relacionado com a sensação de stress e ansiedade, o que acaba por melhorar o nosso humor.
Leia Também: Ai a gula! Adoce o paladar com esta mousse de chocolate e bolacha